Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/731
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Resolução de problemas no contexto didático-pedagógico: uma proposta para o ensino de logaritmos e função logarítmica
Autor(es): Pereira, Julio César Santos
Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Egídio Rodrigues
Resumo: Este Produto Educacional foi desenvolvido durante o curso de Mestrado Profissional em Educação pra Ciências e Matemática do IFG – Campus de Jataí – GO e faz parte da dissertação: “Resolução de Problemas como uma Estratégia para o Ensino-Aprendizagem de Logaritmo e Função Logarítmica”. Nele é apresentado uma Sequência Didática, elaborada a partir de atividades feitas em sala de aula, visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e a construção de conhecimentos relacionados aos conceitos de Logaritmos e Função Logarítmica, e auxiliar professores e professoras que trabalham com turmas do ensino médio, pré-vestibular e até mesmo nível superior. No decorrer desse Produto Educacional serão apresentados os três motivos de acordo com Schroeder e Lester (1989), para se trabalhar resolução de problema em sala de aula. Esses motivos são: (1) desenvolver, no estudante, a capacidade de se criar estratégias para resolver problemas de matemática; (2) levar o estudante a construir conhecimentos de matemática a partir de problemas; e, (3) fixar conhecimento de conteúdos, e desenvolver habilidades nos estudantes para aplicar a matemática que eles aprenderam, tanto para resolver problemas práticos como problemas teóricos. Para construção deste Produto Educacional (Sequência Didática), elaboramos um Projeto de Ensino e aplicamos em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Projeto este que foi dividido em três etapas, totalizando 15 encontros presenciais. Esta Sequência Didática foi construída a partir do Projeto de Ensino mencionado, levando em consideração os melhores resultados obtidos durante a aplicação desse projeto, após uma análise minuciosa do que ocorreu em sala de aula.
Palavras-chave: Matemática
Resolução de Problemas
Ensino-Aprendizagem
Logaritmos e Função Logarítmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/731
Data do documento: 2-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Júlio César Santos Pereira.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.