Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/728
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Uma estratégia didática para ensino de reação de saponificação
Autor(es): Lima, Juliana Fernandes
Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee1: Lacerda, Kênia Alves Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de
Resumo: Fui professora da rede pública de ensino do Estado de Goiás, de 2010 a 2017 quando iniciei a minha carreira docente ministrando aulas de Química para alunos do Ensino Médio para alunos do 9 º até 3 º anos Neste Produto Educacional, em formato de Material de Apoio ao docente, apresento para vocês, professores ( e interessados no Ensino de Química Orgânica utilizando a experimentação investigativa, um material didático pedagógico que é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, oferecido pelo IFG, campus Jataí O qual compõe o produto final da dissertação “Estudo de reação de saponificação no ensino médio A relação da atividade experimental como estratégia didática” Essa pesquisa foi desenvolvida a partir da aplicação e análise de uma estratégia didática para os alunos do 3 º ano do Ensino Médio, no entanto, as ideias aqui apresentadas podem ser aplicadas, para o estudo do conteúdo reação de saponificação, uma vez que os procedimentos metodológicos apresentados sejam seguidos de acordo com a fundamentação teórica e metodológica utilizada na pesquisa, uma vez que a prática de síntese de sabão em barra possibilita explorar esse conteúdo. Com isso, desejamos que esse material inspire os professores de Química em desenvolver novas propostas para o Ensino Médio, que possam contribuir para promover a construção do conhecimento.
Palavras-chave: Estratégica didática
Ensino Médio
Reação de saponificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/728
Data do documento: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Juliana Fernandes Lima.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.