Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/723
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Era uma vez... Histórias virtuais para ensinar matemática nos anos iniciais
Autor(es): Ramos, Danúbia Carvalho de Freitas
Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cézar
metadata.dc.contributor.referee3: Maciel, Viviane Barros
Resumo: Este material representa o produto educacional desenvolvido como parte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. Trata-se de uma Sequência Didática que foi elaborada pela pesquisadora a partir das necessidades de trabalhar, com alunos do 1º ano do ensino fundamental, conceitos matemáticos como: contagem um a um, composição e decomposição de figuras, comunicação de ideias matemáticas, leitura e interpretação de mapas, diferenciação de horas, dia e mês, bem como o registro de bilhete e de mapa. Para constituição deste material, os alunos foram os protagonistas, construindo saberes, solucionando problemas, fazendo relação com o seu cotidiano. Esta é uma proposta com o objetivo de contribuir com a prática docente ao propor tarefas interdisciplinares, envolvendo literatura infantil, resoluções de problemas e o ensino de conceitos matemáticos. As propostas das tarefas permitem que os alunos aprendam os conceitos matemáticos de forma lúdica, prazerosa, desenvolvendo a criatividade, autonomia, socialização e estratégias para solucionar problemas. As sugestões de tarefas abordam a literatura infantil e a resolução de problemas. A Sequência Didática, pensada para alunos do 1º ano do ensino fundamental, mas também poderá ser adaptada para outros níveis de ensino, foi elaborada a partir de 3 (três) histórias infantis contadas e adaptadas pela pesquisadora: O pastorzinho mentiroso (DOBLADO, 2007); Amigos (HEINE, 2000); As três partes (KOSMINSKI, 1986). Nesta última não foi feita nenhuma adaptação, ou seja, foi contada em sua originalidade. O desenvolvimento das tarefas aconteceu em encontros semanais com duração de duas horas/aula. Espera-se que este material venha contribuir com outros professores no ensino de matemática nos anos iniciais.
Palavras-chave: História virtual do conceito
Ensino de matemática
Resolução de problemas
Literatura Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/723
Data do documento: 27-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Danúbia Carvalho de Freitas Ramos.pdfProduto Educacional de Dissertação4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.