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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um controle de corrente para a máquina a relutância variável 6x4 operando como motor
Título(s) alternativo(s): Development of a current control for the 6x4 switched reluctance machine operating as a motor
Autor(es): Felipe, Letícia Abdias
Primeiro Orientador: Viajante, Ghunter Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Viajante, Ghunter Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marcos Antônio Arantes de
metadata.dc.contributor.referee3: Bernardeli, Victor Regis
Resumo: As Máquinas a Relutância Variável se tornaram competitivas quando comparadas aos tradicionais motores de indução e aos motores de imãs permanentes, principalmente quando opera em velocidades variáveis. Isso também ocorre por conta de algumas vantagens inerentes à máquina como simplicidade construtiva, possibilidade de operação em altas velocidades, sem imãs ou bobinas no rotor, adaptabilidade a condições hostis etc. Face ao exposto, torna-se essencial investigar as particularidades da MRV. Vislumbrando estas necessidades, este trabalho apresenta uma contribuição ao estudo da Máquina a Relutância Variável acionada como motor, com o controle de corrente aplicado via histerese. O objetivo principal é apresentar o motor sobre diversas condições de operação, bem como o desenvolvimento de um controlador de corrente. É apresentado um modelo matemático para o Motor a Relutância Variável que utiliza a modelagem linear senoidal e um modelo computacional para análise em regime permanente e transitório. Também é apresentada uma estratégia de controle de chaveamento nas fases através da variação do ângulo de magnetização atuando as chaves superiores e inferiores do conversor assimétrico Half Bridge. O projeto e equacionamento do conversor estático Half-Bridge por histerese e a implementação foi feito em ambiente SIMULINK. Os resultados são apresentados e discutidos ao longo do trabalho.
Abstract: Switched Reluctance Machines have become competitive when compared to traditional induction motors and permanent magnet motors, especially when operating at variable speed. This is also due to some inherent advantages of the machine such as constructive simplicity, high speed operation without rotor magnets or phases, adaptability to conditions. hostile etc. Given the above, it is essential to investigate the particularities of MRV. Envisioning these needs, this paper presents a contribution to the study of Switched Reluctance Machine driven as a motor, with hysteresis current control. The main objective is to present the motor under various operating conditions, as well as the development of a current controller. Thus, it presents a mathematical model for the Switched Reluctance Motor that uses linear sinusoidal modeling and a computational model for analysis in permanent and transient regime. A phase switching control strategy is also presented by varying the magnetization angle by actuating the upper and lower switches of the Half Bridge asymmetric converter. The detailed description of the asymmetric converter equation via hysteresis and design in SIMULINK is presented and discussed.
Palavras-chave: Motor a relutância variável
Variable reluctance motor
Controle de corrente
Current control
Histerese
Hysteresis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: FELIPE, Letícia Abdias. Desenvolvimento de um controle de corrente para a máquina a relutância variável 6x4 operando como motor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 77 p. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/716
Data do documento: 9-Dez-2019
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