Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/711
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de usabilidade do aplicativo Edmodo com docentes e discentes do Câmpus Inhumas IFG
Título(s) alternativo(s): Usability evaluation of the Edmodo application with Inhumas IFG Campus teachers and students
Autor(es): Maciel, Jehnifer Amaral
Primeiro Orientador: Gomes, Alan Keller
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Alan Keller
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Renata Luiza da
metadata.dc.contributor.referee3: Cabral, Elymar Pereira
Resumo: A usabilidade pode ser entendida como um método que visa facilitar a utilização de uma interface pelo usuário sem perder a interação de suas funcionalidades. Com isso, a pesquisa realizada nesse trabalho está relacionada à satisfação de uso do aplicativo móvel de educação Edmodo por professores e estudantes. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Google Acadêmico sobre o uso do Edmodo na educação e foram encontrados aproximadamente 753 artigos e, na maioria deles, foi possível observar que o uso de dispositivos móveis vem crescendo, também o uso nas escolas, com isso, a utilização de redes sociais educacionais como o Edmodo está se tornando um auxiliar para os professores. Diante dessa crescente utilização de aplicativos por dispositivos móveis e dos diferentes perfis de usuários, é relevante garantir que esses aplicativos contemplem requisitos de usabilidade, uma vez que eles possuem objetivos de aprendizado (BARBOSA; OLIVEIRA; D’CARLO, 2016). Assim, essa pesquisa tem como objetivo avaliar por meio de heurísticas qualitativas a usabilidade, identificando satisfação ou não através da análise dos graus de severidade no uso do referido aplicativo móvel.
Abstract: Usability can be understood as a method that aims to facilitate the use of an interface by the user without losing the interaction of its functionalities. Thus, the research carried out in this work is related to the satisfaction of using the Edmodo mobile education application by teachers and students. A bibliographic survey was carried out in Google Academic databases on the use of Edmodo in education and approximately 753 articles were found and, in most of them, it was possible to observe that the use of mobile devices has been growing, as well as the use in schools, with that, the use of educational social networks such as Edmodo is becoming an aid for teachers. Given this growing use of applications by mobile devices and different user profiles, it is important to ensure that these applications meet usability requirements, as they have learning objectives (BARBOSA; OLIVEIRA; D’CARLO, 2016).
Palavras-chave: Edmodo
Usabilidade
Aprendizagem móvel
Mobile Learning
CNPq: Ciências Exatas. Ciência da computação. Ambiente virtual de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: MACIEL, Jehhifer Amaral. Avaliação de usabilidade do aplicativo Edmodo com docentes e discentes do Câmpus Inhumas do IFG [manuscrito]. / Jehnifer Amaral Maciel – Inhumas: IFG, 2021. Trabalho de conclusão de curso de graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação – IFG/Câmpus Inhumas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/711
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -Jehnifer Amaral - 2021 Finalizado.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.