Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/670
Tipo: Dissertação
Título: Teatro e Matemática no Mesmo Palco: A Produção de Significados Matemáticos
Título(s) alternativo(s): Theater and Mathematics on the Same Stage: The Production of Mathematical Meanings
Autor(es): Oliveira, Aires Francisco de
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Dallago, Saulo Germano Sales
metadata.dc.contributor.referee3: Peixoto, Joana
Resumo: O presente trabalho fez uma articulação entre teatro e educação matemática por meio das Performances Matemáticas Digitais (PMD), entendidas como performances que expressam ideias matemáticas usando tecnologias de comunicação digital. A pesquisa analisou a produção de significados matemáticos, que os alunos expressaram quando assistiram e ou produziram uma PMD. Para isso, foram realizadas atividades com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de ensino de Jataí, GO. As atividades em forma de oficinas introduziram a linguagem cênica usando jogos teatrais, com a finalidade de construir as performances que foram filmadas para a produção das PMDs, em que os temas ligados à Matemática foram apontados pelos alunos. A abordagem dessa pesquisa é o qualitativo, apoiando-se em técnicas de coleta de dados de constituição de material de estudo. No início das atividades e ao final de todos os procedimentos foram realizadas entrevistas com os alunos. Os dados dessa pesquisa são compostos por diário de campo, filmagem e fotografia dos encontros, pelas PMDs produzidas e pelas entrevistas com os alunos participantes. A fundamentação teórica referente ao Modelo dos Campos Semânticos, às PMDs e à relação entre teatro e Educação Matemática contribuíram com a construção e análise dos dados. Este trabalho nos mostrou, como articular as subjetividades de cada estudante ao desenvolver habilidades artísticas com a criatividade, numa gama de exercícios, jogos e brincadeiras que, entrelaçados com a educação, conduz os alunos a manifestações de protagonismo.
Abstract: The present work made an articulation between theater and mathematical education through Digital Mathematical Performances (PMD), understood as performances that express mathematical ideas using digital communication technologies. The research analyzed the production of mathematical meanings, which students expressed when they watched and or produced a PMD. For this, activities were carried out with students of the ninth grade of Elementary School II, in a school in the state teaching network of Jataí, GO. The activities in the form of workshops introduced the scenic language using theatrical games, with the purpose of building the performances that were filmed for the production of the PMDs, in which the themes related to Mathematics were pointed out by the students. The approach of this research is qualitative, based on data collection techniques for the constitution of study material. At the beginning of activities and at the end of all procedures, interviews were conducted with students. The data of this research are composed of field diaries, filming and photography of the meetings, the produced PMDs and the interviews with the participating students. The theoretical foundation regarding the Semantic Fields Model, the PMDs and the relationship between theater and Mathematics Education contributed to the construction and analysis of the data. This work showed us how to articulate the subjectivities of each student when developing artistic skills with creativity, range of exercises, games and games that, intertwined with education, leads students to manifestations of protagonism
Palavras-chave: Modelo dos Campos Semânticos
Semantic Fields Model
Educação Matemática
Mathematical Education
Teatro
Theater
Performance Matemática Digital
Digital Mathematical Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, A. F. Teatro e matemática no mesmo palco: A produção de significados matemáticos. Orientador: Adelino Cândido Pimenta. 2020. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/670
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Aires Francisco de Oliveira.pdfDissertação9,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Aires Francisco de Oliveira.pdfProduto vinculado à Dissertação1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.