Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/669
Tipo: | Dissertação |
Título: | Resolução de problemas como uma estratégia para o ensino-aprendizagem de logaritmos e função logarítmica |
Título(s) alternativo(s): | Problem solving as a strategy for teaching and learning logarithms and logarithmic function |
Autor(es): | Pereira, Júlio César Santos |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Nilton Cézar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Nilton Cézar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Adriana Aparecida Molina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Martins, Egídio Rodrigues |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo compreender as potencialidades da Resolução de Problemas e suas contribuições para a construção de conhecimentos dos conceitos de Logaritmos e Função Logarítmica. Metodologicamente, esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic. Visando alcançar tal objetivo, empreendeu-se uma pesquisa de campo, desenvolvida em 2018. Para isso, foi elaborado e conduzido, no Colégio Estadual em Período Integral (CEPI) - José Salviano Azevedo – localizado na cidade de Santa Helena de Goiás – GO, um Projeto de Ensino dividido em três etapas: um ensino “sobre Resolução de Problemas”, “para Resolução de Problemas” e “através da Resolução de Problemas”, com o propósito de levar os alunos a desenvolverem habilidades para resolver problemas, construírem conhecimentos de Logaritmos e Função Logarítmica e aplicar seu conhecimento para resolver novos problemas. Para a fundamentação teórica sobre Resolução de Problemas foram utilizados os trabalhos: Polya (1995), Larson (1987) e Onuchic e Allevato (2011). O levantamento de evidências foi feito pela observação do pesquisador durante a aplicação do projeto de ensino na pesquisa de campo; pelo recolhimento de materiais produzidos pelos alunos, como mídias (gravações em áudio e vídeos) e pelo preenchimento de um diário de campo. Os resultados confirmaram que as três abordagens de ensino da Resolução de Problemas, “sobre Resolução de Problemas”, “através Resolução de Problemas” e “para da Resolução de Problemas”, se trabalhada de forma adequada e conjunta, poderá promover a construção de conhecimentos de Logaritmos e Função Logarítmica e também de outros conteúdos de matemática. |
Abstract: | This work has as main objective to understand the potential of Problem Solving and its contributions to the construction of knowledge of the concepts of Logarithms and Logarithmic Function. Methodologically, this research was qualitative and was supported by the Romberg-Onuchic Methodological Model. Aiming to achieve this objective, a field research was carried out, developed in 2018. For this, it was elaborated and conducted, at the State College in Full Time (CEPI) - José Salviano Azevedo - located in the city of Santa Helena de Goiás - GO, a Teaching Project divided into three stages: a teaching “on Problem Solving”, “for Problem Solving” and “through Problem Solving”, with the purpose of leading students to develop skills to solve problems, build knowledge of Logarithms and Logarithmic Function and apply your knowledge to solve new problems. For the theoretical foundation on Problem Solving the works were used: Polya (1995), Larson (1987) and Onuchic and Allevato (2011). The survey of evidences was made by the researcher's observation during the application of the teaching project in the field research; for collecting materials produced by students, such as media (audio recordings and videos) and filling out a field diary. The results confirmed that the three teaching approaches to Problem Solving, “about Problem Solving”, “through Problem Solving” and “to Problem Solving”, if worked properly and jointly, can promote the construction of knowledge Logarithms and Logarithmic Function and also other mathematical content. |
Palavras-chave: | Matemática Resolução de Problemas Ensino-Aprendizagem Logaritmos Função Logarítmica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | PEREIRA, J.C.S Resolução de problemas como uma estratégia para o ensino-aprendizagem de logaritmos e função logarítmica. Orientador: Nilton Cézar Ferreira. 2020. 176f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/669 |
Data do documento: | 2-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Júlio César Santos Pereira.pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Júlio César Santos Pereira.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.