Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/666
Tipo: Dissertação
Título: Era uma vez...Histórias Virtuais para ensinar matemática nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Once upon a time..Virtual Histories to teach mathematic on elementary school
Autor(es): Ramos, Danúbia Carvalho de Freitas
Primeiro Orientador: Gomes, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Viviane Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Adriana
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar as contribuições da “história virtual do conceito” para a aprendizagem de conceitos matemáticos no 1º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma metodologia que prevê o uso da literatura infantil em aulas de matemática. As histórias podem ser criadas e/ou adaptadas pelo professor para ensinar conceitos matemáticos por meio da resolução de problemas; deste modo, a história virtual do conceito convida os alunos a viverem as aventuras dos personagens e a ajudá-los a resolver seus problemas. Assim, essa metodologia tem caráter interdisciplinar, pois une os símbolos e linguagem específicos da matemática com os símbolos e linguagem da língua materna. Este estudo tem como objetivo geral analisar como a história virtual do conceito contribui para o desenvolvimento de ideias, estratégias e pensamentos matemáticos de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Jataí-GO. Para tanto, buscou responder a seguinte questão de investigação: que contribuições tarefas elaboradas com histórias virtuais podem trazer ao ensino e aprendizagem de contagem e de noções geométricas a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Jataí-GO? Foram criadas/adaptadas três histórias, são elas: O pastorzinho mentiroso, Amigos, As três partes. As aulas objetos da investigação se iniciam com a contação da história, que traz o problema de um personagem, o qual precisa ser resolvido por meio de estratégias diversificadas. A sequência didática elaborada é o produto final da dissertação. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa é de natureza qualitativa, com foco na pesquisa tipo intervenção. A coleta de dados aconteceu por meio dos seguintes instrumentos: registros escritos e pictóricos, imagens de áudio e vídeo, fotografias nos momentos de atividades dos alunos em sala de aula e diário de campo da pesquisadora. Nossas análises permitiram perceber que a resolução de problemas e a história virtual do conceito potencializaram a aprendizagem dos alunos. Os alunos que participaram deste estudo resolveram os problemas dos personagens, criando estratégias, individual e coletivamente. Assim, eles se colocaram no movimento do pensar e do fazer matemático.
Abstract: The presente research sought to investigate the contribution of the “virtual concept history” for the learning of mathematics concepts to students from elementar school. It is a methology that predict the use of the child’s literature on mathematic classes. The histories can be created or adapted by the teacher, to teach the math concept through the resolution of problems, in this way the virtual concept history invite the students to fell the carachters adventures and help them to solve their problems. So, this methodology has an interdisciplinar character,because it combine the specific símbols and languages used at mathematic. This survey have as one general objective analyse how the virtual concept history contribute for the development of the ideas, strategy and mathematical reflection of student from elementar school of a public school from Jataí-Go.Therefore, tried to answer the following investigate question: what contribution tasks planned with virtual histories can bring to the teacher of count and geometric conception for students from elementar school of public school of Jataí-Go? It was created and adapted theree histories, and they are: “The shepherd boy” Friends” and The Three Parts”. The class start with the counting of the story, that bring the problem of a carachter, which need to be solved by diverse strategies. The elaborated didactic sequence is the final production of the dissertation. The teoric basement survey is naturally qualitative, written focus on the research interventional. The information collection happened using the following instruments: written and pictorial documents, images and videos, photographies of the students activity moments at the classroom and camp diary of the researcher. Our analysis allowed us to understand that the resolution of problems and the virtual concept history potentialized the learning of the students. The students that participated of that study, solved the carachteres problems, creating strategies, individually and in group. In this way they put theirself on the art of thinking on a mathematic way.
Palavras-chave: História Virtual do Conceito
Virtual History of the Concept
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Resolução de problemas
Problem solving
Literatura infantil
Children's literature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Ramos. D. C. F. Era uma vez...Histórias Virtuais para ensinar matemática nos anos iniciais. Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes. 2020. 204f. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação para Ciências e Matemática). IFG: Jataí-GO, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/666
Data do documento: 27-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Danúbia Carvalho de Freitas Ramos.pdfDissertação10,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Danúbia Carvalho de Freitas Ramos.pdfProduto vinculado à dissertação4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.