Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/665
Tipo: Dissertação
Título: Sequência de ensino por investigação para a promoção de alfabetização científica e educação ambiental no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Sequence of teaching by research for the promotion of scientific literacy and environmental education in elementary school
Autor(es): Lopes, Angela Rodrigues de Sousa
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Soares Júnior, Néri Emílio
metadata.dc.contributor.referee3: Couto, Maria Socorro Duarte da Silva
Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se identificar as contribuições de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) para o processo de Alfabetização Científica e Educação Ambiental de alunos do 4o ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Caiapônia, interior de Goiás. Para tanto, o planejamento e aplicação da referida SEI, seguiu as orientações de Carvalho (2013), quanto à metodologia de ensino por investigação; Sasseron (2008) para identificação de indicadores de alfabetização científica nas falas e produções dos sujeitos da pesquisa; das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, quanto à inserção de questões ambientais no processo educativo, assim como vários autores que definem os princípios e fundamentos da Educação Ambiental, traçando diretrizes, conceitos e categorias teórico-metodológicas no ensino formal. Utilizou-se dos elementos da pesquisa qualitativa com abordagem estudo de caso. Inicialmente, a coleta de dados se deu por meio de um questionário semiestruturado para conhecimentos prévios dos alunos sobre temas ambientais e um questionario final, com o objetivo de verificar possíveis mudanças quanto aos conceitos e fenômemos abordados na SEI. Foram realizadas gravações de vídeo do desenvolvimento das aulas, bem como de trabalhos escritos e desenhos produzidos pelos alunos no final das atividades investigativas. Após as análises dos resultados pode-se perceber evidências substanciais de que a Alfabetização Científica, assim como a Educação Ambiental foram otimizadas com os sujeitos dessa pesquisa. O produto educacional resultante desse trabalho foi elaborado na forma de uma SEI, entitulada “Caminho das águas”, composta por nove aulas, dentre essas, duas atividades de demostração investigativa, apresentadas em um caderno de orientações teóricas e metodológicas.
Abstract: This research aimed to identify the contributions of a Teaching Sequence by investigation (SEI) for the process of Scientific Literacy and Environmental Education of 4th grade elementary school students in the municipal education system in the city of Caiapônia, inland of Goiás. For that, the planning and application of the referred SEI, followed the guidelines of Carvalho (2013), regarding the methodology of teaching by investigation; Sasseron (2008) to identify scientific literacy indicators in the speeches and productions of the research subjects; of the National Curriculum Guidelines for Basic Education, regarding the insertion of environmental issues in the educational process, as well as several authors who define the principles and foundations of Environmental Education, tracing guidelines, concepts and theoretical- methodological categories in the formal teaching. The elements of qualitative research with a case study approach were used. The Data collection took place via a semi-structured questionnaire, forehand, for students' prior knowledge on environmental topics and a final questionnaire, in order to verify possible changes in relation to the concepts and phenomena addressed at SEI. Video recordings of the development of the classes were made, as well as written works and drawings produced by the students at the end of the investigative activities. After analysing the results, substantial evidence can be seen that Scientific Literacy, as well as Environmental Education, were optimized with the subjects of this research. The educational product resulting from this work was prepared in the form of a SEI, entitled “Caminho das Águas”, composed of nine classes, among these classes, two were investigative demonstration activities, presented in a notebook of theoretical and methodological guidelines.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Environmental Education
Ensino de Ciências por Investigação
Science Teaching by Investigation
Alfabetização Científica
Scientific Literacy
Sequência de Ensino por Investigação
Teaching Sequence by Investigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LOPES, A. R. S. Sequência de ensino por investigação para a promoção de alfabetização científica e educação ambiental no ensino fundamental. Orientadora: Marlei de Fátima Pereira. 2020. 184f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática). IFG: Jataí-GO, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/665
Data do documento: 17-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Angela Rodrigues de Sousa Lopes.pdfDissertação6,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Angela Rodrigues de Sousa Lopes.pdfProduto vinculado à dissertação3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.