Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/633
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Diagnóstico sobre uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências da Natureza no Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Itumbiara-GO
Título(s) alternativo(s): Diagnosis on the use of active teaching and learning methodologies in the disciplines of Natural Sciences in High School in state public schools of Itumbiara-GO
Autor(es): Santos, Luís Carlos
Primeiro Orientador: Castro, Leonardo Magalhães de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Leonardo Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee2: Franzão, Juliana Moraes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
Resumo: Em um contexto social cada vez mais fluido e dinâmico, objetiva-se uma educação que contemple a realidade hodierna, significando a superação dos métodos pedagógicos tradicionais rígidos, mecânicos e desprovidos de significado aos alunos. Isso requer da escola se apropriar de práticas pedagógicas inovadoras - consubstanciadas na teoria histórico-cultural de Vygotsky, como é o caso das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a presente pesquisa, por meio de levantamento bibliográfico e de campo, traz como objetivo o diagnóstico das práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem vigentes nas escolas públicas estaduais de Itumbiara, no âmbito do ensino médio, no tocante às disciplinas de ciências da natureza.
Abstract: In an increasingly fluid and dynamic social context, an education that contemplates today's reality is aimed at, overcoming the traditional, rigid, mechanical and meaningless pedagogical methods for students. This requires the school to appropriate innovative pedagogical practices - embodied in Vygotsky's historical-cultural theory, as is the case with active teaching and learning methodologies. There fore, the present research, by means of bibliographic and field survey, aims to diagnose the teaching-learning pedagogical practices in force in the state public schools of Itumbiara, in the scope of high school, regarding the disciplines of natural sciences.
Palavras-chave: Educação
Education
Metodologias ativas
Active methodologies
Ensino-aprendizagem
Teaching-learning
Práticas de ensino
Teaching practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: SANTOS, Luís Carlos. Diagnóstico sobre uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências da Natureza no Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Itumbiara-GO. 2020. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 24 p. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/633
Data do documento: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Luís Carlos Santos.pdfMonografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Campus Itumbiara 2020 - Diagnóstico sobre uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências da Natureza no Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Itumbiara-GO1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.