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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/633
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Diagnóstico sobre uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências da Natureza no Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Itumbiara-GO |
Título(s) alternativo(s): | Diagnosis on the use of active teaching and learning methodologies in the disciplines of Natural Sciences in High School in state public schools of Itumbiara-GO |
Autor(es): | Santos, Luís Carlos |
Primeiro Orientador: | Castro, Leonardo Magalhães de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Andrade, Lígia Viana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Castro, Leonardo Magalhães de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Franzão, Juliana Moraes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Tatiana Aparecida Rosa da |
Resumo: | Em um contexto social cada vez mais fluido e dinâmico, objetiva-se uma educação que contemple a realidade hodierna, significando a superação dos métodos pedagógicos tradicionais rígidos, mecânicos e desprovidos de significado aos alunos. Isso requer da escola se apropriar de práticas pedagógicas inovadoras - consubstanciadas na teoria histórico-cultural de Vygotsky, como é o caso das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Assim sendo, a presente pesquisa, por meio de levantamento bibliográfico e de campo, traz como objetivo o diagnóstico das práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem vigentes nas escolas públicas estaduais de Itumbiara, no âmbito do ensino médio, no tocante às disciplinas de ciências da natureza. |
Abstract: | In an increasingly fluid and dynamic social context, an education that contemplates today's reality is aimed at, overcoming the traditional, rigid, mechanical and meaningless pedagogical methods for students. This requires the school to appropriate innovative pedagogical practices - embodied in Vygotsky's historical-cultural theory, as is the case with active teaching and learning methodologies. There fore, the present research, by means of bibliographic and field survey, aims to diagnose the teaching-learning pedagogical practices in force in the state public schools of Itumbiara, in the scope of high school, regarding the disciplines of natural sciences. |
Palavras-chave: | Educação Education Metodologias ativas Active methodologies Ensino-aprendizagem Teaching-learning Práticas de ensino Teaching practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Itumbiara |
Citação: | SANTOS, Luís Carlos. Diagnóstico sobre uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências da Natureza no Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Itumbiara-GO. 2020. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 24 p. 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/633 |
Data do documento: | 30-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mon. especialização_Luís Carlos Santos.pdf | Monografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Campus Itumbiara 2020 - Diagnóstico sobre uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências da Natureza no Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Itumbiara-GO | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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