Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/627
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do celular como recurso didático no ensino de Química
Título(s) alternativo(s): The use of cell phones as a didactic resource in Chemistry teaching
Autor(es): Faria, Denise Medeiros
Primeiro Orientador: Bernardes, Giselle Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Teixeira, Daiana Paula Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Giselle Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Raquel Aparecida
Resumo: Considerando-se a importância de aderir tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, em especial o uso do celular, o presente trabalho relata uma pesquisa que seguiu uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um relato de experiência e teve como objetivo investigar a percepção dos alunos sobre o uso do celular como recurso didático em sala de aula para pesquisa online no ensino de química. Para tanto, a pesquisa contou com a participação dos alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública e estadual localizada no município de Itumbiara-GO. Discorre-se neste trabalho sobre o uso do celular como recurso didático, a formação docente para o manuseio das TIC’s em sala de aula e a perspectiva dos alunos sobre o uso do celular em sala de aula. O estudo foi executado em três etapas. Na primeira etapa foi aplicado o Questionário 1, na segunda etapa a professora regente planejou e ministrou uma aula em sala de aula e os alunos puderam utilizar a internet dos seus celulares para fazer as atividades propostas e a aluna pesquisadora planejou e ministrou duas aulas no laboratório de química, nas quais os alunos também utilizaram a internet dos seus celulares para fazer a atividade proposta. Na terceira e última etapa foi aplicado o Questionário 2. A análise das informações apresentadas pelos alunos nos questionários e as observações da aluna pesquisadora e professora regente da disciplina de química permitiu identificar, analisar e separá-los em categorias. O celular contribuiu para o aprendizado dos alunos, embora alguns tenham se dispersado, a internet estar lenta e encontrarem dificuldade na confiabilidade dos sites pesquisados. De modo geral, os objetivos da pesquisa foram contemplados e conclui-se que o uso do celular em sala de aula pode auxiliar o professor em sua prática docente e ser usado como material de pesquisa pelos alunos.
Abstract: Considering the importance of adhering technologies in the teaching and learning processes, especially the use of cell phones, the present paper reports a research that followed a qualitative approach, accomplished through an experience report and had as objective to investigate the students' perception about the use of the cell phone as a didactic resource in the classroom for online research in the teaching of chemistry. For that, the research had the participation of a group of students of the third year of high school of a public and state school located in the municipality of Itumbiara-GO. This paper is about the use of the cell phone as a didactic resource, the teacher’s training for the handle of ICTs in the classroom and the students perspective on the use of the cell phone in the classroom. The study was carried out in three stages. In the first stage was applied Questionnaire 1, in the second stage the regent teacher planned and gave a class in the classroom and the students could use the internet of their cell phones to do the proposed activities and the researcher student planned and taught two classes in the chemistry lab where students also used the internet from their cell phones to do the proposed activity. In the third and last phase, Questionnaire 2 was applied. The analysis of the information presented by the students in the questionnaires and the observations of the researcher student and the regent teacher of the discipline of chemistry allowed to identify, analyze and separate them into categories. The cell phone contributed to the learning of the students, although some have dispersed, the internet was slow and they found difficulty in the reliability of the searched sites. In general, the objectives of the research were contemplated and it was concluded that the use of the cell phone in the classroom can assist the teacher in his teaching practice and be used as research material by the students.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Information and Communication Technology
Celular
Cell phone
Ensino de Química
Chemistry teaching
Sala de aula
Classroom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: FARIA, Denise Medeiros. O uso do celular como recurso didático no ensino de Química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 37 p. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/627
Data do documento: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Licenciatura em Química - Denise Medeiros Faria.pdfTCC Licenciatura em Química IFG-Itumbiara - O uso do celular como recurso didático no ensino de Química884,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.