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Tipo: Dissertação
Título: Relação escola-família, ética e violência: análise sobre levantamentos no período de 2013 a 2018 no Brasil
Título(s) alternativo(s): Relação escola-família, ética e violência: análise sobre levantamentos no período de 2013 a 2018 no Brasil
Autor(es): Santos, Paulo Roberto de Oliveira
Primeiro Orientador: Viana Neto, Alcyr Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Viana Neto, Alcyr Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Cláudia Valente
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, José Jivaldo
metadata.dc.contributor.referee4: Campos de Oliveira Dias, Luciana
Resumo: RESUMO A educação é primordial para o ser humano, e considerada em sua integralidade, abrange a formação ética, intelectual e estética dos educandos. O sucesso desta obra envolve os agentes da educação, o que remete à relação escola-família, além da discussão sobre outras agências socializadoras que influenciam na formação de valores das gerações mais novas. Diante da situação grave de violência na atualidade, especialmente a educação no âmbito escolar, e tendo em vista a educação ética como integrante do processo formativo dos sujeitos, convém investigar se há relação entre a violência e a ética. O problema de pesquisa é: de que forma os estudos recentes sobre relação escola-família no Brasil abordam a formação ética e seus desdobramentos na questão da violência? O objetivo geral deste estudo é investigar de que forma estudos recentes sobre relação escola-família no Brasil abordam a formação ética dos estudantes e quais são os eventuais desdobramentos na questão da violência. O presente estudo é um Estado da Arte, de cunho bibliográfico, realizado no Portal de Periódicos da CAPES, com trabalhos publicados entre 2013 e 2018. A pesquisa é do tipo descritivo, e as perguntas que a norteiam são: Quais deficiências são apontadas pelos estudos pesquisados no que tange à formação ética dos estudantes? Os estudos verificados apontam uma relação causal entre essa eventual deficiência na formação ética e a violência? Os estudos verificados apontam de que forma famílias e escolas percebem sua influência na formação ética dos estudantes? Destacamos que 7 trabalhos tratam especificamente da formação ética, sendo que 1 deles aponta a violência como resultado da carência na educação ética; 4 trabalhos relacionam a violência à carência de formação ética; 6 tratam da formação geral ou integral e 9 discutem a violência no âmbito escolar. Evidencia-se a necessidade de fortalecimento dos agentes da educação quanto à formação ética como forma de combate à violência, já que trabalhos pesquisados apontam a violência como falta de ética, e a formação neste campo como resultado do fortalecimento da família e da escola, embora não se possa culpabilizar estes dois agentes da educação pela crise ética, já que os autores estudados também apontam para uma crise de valores e uma crise de autoridade na atualidade.
Abstract: ABSTRACT Education is paramount for the human being, and considered in its integrality, it encompasses the ethical, intellectual and aesthetic formation of the students. The success of this work involves the agents of education, which refers to the school-family relationship, in addition to the discussion about other socializing agencies that influence the formation of values of the newer generations. Given the serious situation of violence nowadays, especially education in the school sphere, and in view of the ethical education as a member of the formative process of the subjects, it is advisable to investigate whether there is a relationship between violence and ethics. The research problem is: And how do recent studies on the relationship between school and family in Brazil address ethical formation and its consequences on the issue of violence? The general objective of this study is to investigate how recent studies on the school-family relationship in Brazil address the ethical training of students and what are the eventual consequences of the violence. The present study is a state of the art, of a bibliographical nature, carried out in the jornal portal of CAPES, with works 6 published between 2013 and 2018. The research is of the descriptive type, and the questions that guide it are: What deficiencies are pointed out by the studies researched regarding the ethical training of students? Do the studies verified indicate a causal relationship between this possible deficiency in ethical formation and violence? The studies verified indicate how families and schools perceive their influence in the ethical training of students? We emphasize that 7 studies specifically deal with ethical training, and one of them points to violence as a result of the lack of ethical education; 4 studies relate violence to the lack of ethical formation; 6 deal with general or integral education and 9 discuss violence in the school field. It is evident the need to strengthen education agents in terms of ethical training as a way to combat violence, since research studies indicate violence as a lack of ethics, and the formation in this field as a result of the strengthening of Family and school, although these two agents of education cannot be blamed for the ethical crisis, since the authors studied also point to a crisis of values and a crisis of authority nowadays.
Palavras-chave: educação
education
escola
família
ética
violência
school
family
ethics
violence
CNPq: Área: Ciências Humanas Subárea 1: Educação Subárea 2: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: SANTOS, Paulo Roberto de Oliveira. Relação escola-família, ética e violência: análise sobre levantamentos no período de 2013 a 2018 no Brasil. 2019. Dissertação ( Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/619
Data do documento: 3-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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