Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/617
Tipo: Dissertação
Título: Uso de um aplicativo móvel como recurso para aprendizagem sobre educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Use of a mobile application as a resource for learning about environmental education
Autor(es): Melo, Marília Castro de
Primeiro Orientador: Geralda Parreira, Gizele
metadata.dc.contributor.referee1: Geralda Parreira, Gizele
metadata.dc.contributor.referee2: Marques Faria, Eliezer
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso Silva, Carlos
Resumo: A Educação Ambiental (EA) tem ganhado cada vez mais importância no cenário mundial, dada a necessidade de preservação das condições adequadas à garantia da biodiversidade, bem como à sobrevivência de gerações futuras do ser humano. Entendendo que a EA pode ocorrer em todos os locais, assim como a tecnologia que, na cultura digital, é ubíqua, esta pesquisa realizou uma investigação quali-quantintativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática ambiental e a aprendizagem. Em complementação, um estudo de caso descritivo verificou a possibilidade do uso de um aplicativo móvel (app) impactar a aprendizagem sobre EA, numa amostra de sujeitos constituída por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, do IFG/Campus Luziânia. Tal feito se deu por meio da realização de questionários com um teste da Pegada Ecológica (PE) antes e depois do uso do aplicativo, durante um período de 15 dias. Essa tecnologia digital, disponibilizada para celulares e tablets, possui o teste da PE e um jogo educativo ambiental, sendo um potencial instrumento mediador da EA. Isso permitiu, após análise qualitativa e quantitativa, identificar também os seguintes aspectos: se houve aceitação do app pelos sujeitos; se houve redução da Pegada Ecológica (PE) dos sujeitos; se o app pôde auxiliar na conscientização dos sujeitos em relação à necessidade de cuidado e preservação do meio ambiente. Notadamente, o referido app, considerado dentro deste estudo como Produto Educacional, revelou influência nos sujeitos, visto que alguns reduziram sua PE. Além disso, a maioria o recomenda e acredita que as dicas ambientais contidas nele foram úteis para mudar seu estilo de vida e contribuir com a natureza. Isso posto, destaca-se ainda que esta investigação pretende servir de base para futuras investigações teóricas e práticas em novos campos do conhecimento no Brasil, a saber: gamificação, aprendizagem móvel e EA associada à PE.
Abstract: Environmental Education (EE) has become increasingly important on the world stage, considering the need to preserve the right conditions to ensure biodiversity, also survival of future generations of human beings. Understanding that EE can occur in all places, as well as the technology that is ubiquitous in digital culture, this research conducted a qualitative and quantitative research, based on bibliographic and documentary research on environmental issues and learning. In addition, a descriptive case study verified the possibility of using a mobile application (app) to affect learning about EE, in a sample of students from secondary education integrated to professional and technological education at IFG/Campus Luziânia. Questionnaires with an Ecological Footprint (PE) test were administered to students before and after they use the mobile app over a period of 15 days. This digital technology, available for mobile phones and tablets, has the PE test and an environmental educational game, being a potential mediator tool for EA. This allowed after qualitative and quantitative analysis, also identify the following aspects: if there was acceptance of the app by the subjects; if there was a reduction of their Ecological Footprint (PE); if the app could increase their environmental awareness. Notably, this app, considered within this study as Educational Product, revealed influence on the subjects, since some of them reduced their PE. In addition, most recommend it and believe that the environmental tips in it have been helpful in changing their lifestyle and contributing to nature. Thus, it is worth mentioning that this research aims to serve as basis for future theoretical and practical investigations in new fields of knowledge in Brazil, namely: gamification, mobile learning and PE associated with PE.
Palavras-chave: aprendizagem
learning
educação ambiental
aprendizagem móvel
pegada ecológica
gamificação
environmental education
mobile learning
ecological footprint
gamification
CNPq: Área: Interdisciplinar Subáreas:Educação Ambiental/Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MELO, Marília Castro de. Uso de um aplicativo móvel como recurso para aprendizagem sobre educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/617
Data do documento: 22-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Marília.pdfDissertação - Marília Castro de Melo944,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoEducacional-EducaTerra.pdfProduto Educacional - Marília Castro de Melo4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.