Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/615
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias Ativas e a Construção de Habilidades Sociais: A ressignificação do processo de ensino-aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Active Methodologies and the Building of Social Skills: Resignifying the teaching-learning process |
Autor(es): | Canedo, Jessika Vallentine Generoso |
Primeiro Orientador: | Souza, Clovis Henrique Leite de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ataídes, Oberdan |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dias, Daniele Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Clovis Henrique Leite de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um processo de ensino-aprendizagem construído por meio de metodologias ativas e da formação voltada para as habilidades sociais. Nele é apresentado o relato de experiência de um projeto desenvolvido pela autora e seus alunos de 6º ano do ensino fundamental, até os alunos da 3ª série do ensino médio, no Centro Educacional Pipiripau II, escola do campo pertencente à Região Administrativa de Planaltina-DF. Demonstramos como as metodologias ativas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, bem como, as habilidades sociais e a necessidade de estas serem trabalhadas no contexto escolar. A pesquisa dialoga com autores que estudam os assuntos abordados, além de autores que são contrários às metodologias diferenciadas em sala de aula. A análise se baseia na sistematização da experiência, em entrevista com a pedagoga da escola e falas dos estudantes participantes do projeto que foram obtidas por meio de um grupo focal. Ao estabelecer uma relação entre a teoria e a prática nota-se como o processo de ensino-aprendizagem é ressignificado com a metodologias ativas aplicadas. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Habilidades sociais Processos de ensino aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Formosa |
Citação: | CANEDO, Jessika Vallentine Generoso. Metodologias Ativas e a Construção de Habilidades Sociais: A ressignificação do processo de ensino-aprendizagem. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso – Pós-Graduação em Educação para Cidadania– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/615 |
Data do documento: | 8-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação para Cidadania |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de autorização ifg Jessika.pdf | Termo de autorização | 782,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jessika Vallentine Generoso Canedo - Metodologias Ativas e a Construção de Habilidades Sociais.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.