Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/615
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias Ativas e a Construção de Habilidades Sociais: A ressignificação do processo de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Active Methodologies and the Building of Social Skills: Resignifying the teaching-learning process
Autor(es): Canedo, Jessika Vallentine Generoso
Primeiro Orientador: Souza, Clovis Henrique Leite de
metadata.dc.contributor.referee1: Ataídes, Oberdan
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Daniele Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Clovis Henrique Leite de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um processo de ensino-aprendizagem construído por meio de metodologias ativas e da formação voltada para as habilidades sociais. Nele é apresentado o relato de experiência de um projeto desenvolvido pela autora e seus alunos de 6º ano do ensino fundamental, até os alunos da 3ª série do ensino médio, no Centro Educacional Pipiripau II, escola do campo pertencente à Região Administrativa de Planaltina-DF. Demonstramos como as metodologias ativas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, bem como, as habilidades sociais e a necessidade de estas serem trabalhadas no contexto escolar. A pesquisa dialoga com autores que estudam os assuntos abordados, além de autores que são contrários às metodologias diferenciadas em sala de aula. A análise se baseia na sistematização da experiência, em entrevista com a pedagoga da escola e falas dos estudantes participantes do projeto que foram obtidas por meio de um grupo focal. Ao estabelecer uma relação entre a teoria e a prática nota-se como o processo de ensino-aprendizagem é ressignificado com a metodologias ativas aplicadas.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Habilidades sociais
Processos de ensino aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: CANEDO, Jessika Vallentine Generoso. Metodologias Ativas e a Construção de Habilidades Sociais: A ressignificação do processo de ensino-aprendizagem. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso – Pós-Graduação em Educação para Cidadania– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/615
Data do documento: 8-Out-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Educação para Cidadania

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de autorização ifg Jessika.pdfTermo de autorização782,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Jessika Vallentine Generoso Canedo - Metodologias Ativas e a Construção de Habilidades Sociais.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.