Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/613
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Os diálogos na formação docente na Pós-Graduação Educação para Cidadania no IFG-Formosa: a percepção de professores-estudantes que atuam na educação básica
Título(s) alternativo(s): The dialogues in teacher education in the graduate program in Citizenship Education at IFG-Formosa: the perception of student teachers who work in basic education
Autor(es): Pereira da Silva, Aurênio
Primeiro Orientador: Leite de Souza, Clovis Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves Dias, Daniele
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha Henriques de Moura, Luís Claudio
metadata.dc.contributor.referee3: Leite de Souza, Clovis Henrique
Resumo: O presente trabalho tem como propósito refletir as concepções do diálogo e como este se predispõe como facilitador das aprendizagens por meio da formação docente, tendo em vistas à construção e o exercício da cidadania. Assim, busco abordar concepções teórico-metodológicas, de forma interativa, entre educação, diálogo, cidadania e formação de professores. Tenho como foco o diálogo no processo de formação, para tanto trago Paulo Freire como autor central, que, por sua vez, discute o diálogo no campo educacional como prática libertadora e emancipatória, na tentativa de superar a educação bancária, tão presente nas instituições educacionais, assim como outros autores que corroboram com esta temática. Nesta perspectiva, emergem também reflexões que circundam a educação democrática e colaborativa, pois ambas estão inseridas como propulsoras do diálogo e da cidadania. Inserir o diálogo na formação de professores é um verdadeiro desafio, porém é sabido que este não encontrará espaço em determinados ambientes, mas é pela resistência que aos poucos, este formato dialogicizado irá se consolidando. A análise desta pesquisa utilizou como instrumento metodológico o grupo focal, em que se fazem sujeitos desta pesquisa os professores que se encontravam estudantes deste processo lato sensu. Para tanto, pude constatar a influência positiva da proposta da pós graduação em Educação para a Cidadania e do próprio ambiente do IFG-Formosa na vida pessoal e profissional dos envolvidos no processo de investigação, indicando a redescoberta e o reconhecimento de si e do outro, apontando o diálogo como aspecto fundante para a prática cidadã de cada indivíduo liberto de seus (pré)conceitos, que por vezes lhes alienavam para a realidade vivida e a qual estavam inseridos.
Palavras-chave: Diálogo
Educação para Cidadania
Formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: SILVA, Aurênio Pereira da. Os diálogos na formação docente na Pós-graduação em Educação para a Cidadania no IFG-Formosa: a percepção de professores- estudantes que atuam na educação básica. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso Pós-graduação Lato Sensu Especialização para Cidadania – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/613
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Educação para Cidadania



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.