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Tipo: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO FORMATIVA: por uma educação de qualidade social
Título(s) alternativo(s): FORMATIVE EVALUATION: for quality social education
Autor(es): Alves, Sheila Dias
Primeiro Orientador: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Raimann, Elizabeth
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar as práticas avaliativas de em grupo de professores de Matemática do ensino fundamental II, da rede estadual de ensino, na cidade de Jataí/GO, buscando compreender como essas práticas se vinculariam à elevação da qualidade da educação socialmente referendada. O interesse pelo tema “avaliação da aprendizagem” surgiu da experiência da pesquisadora, ao lidar, como coordenadora pedagógica, com a dificuldade de professores no processo de avaliar. Para a investigação, propôs o seguinte problema: Quais são as práticas avaliativas utilizadas pelos professores de Matemática do ensino fundamental II, e como essas práticas se vinculam à elevação da qualidade da educação socialmente referendada? Partiu-se do pressuposto de que a avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem, em uma perspectiva formativa, tem a finalidade de gerar informações úteis sobre todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo, assim, subsídios para que o professor entenda as formas e os ritmos de aprendizagem dos alunos; dessa forma, a avaliação contribui para a elevação da qualidade educacional referendada no social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se caracterizou como estudo de caso. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, recorreu-se à literatura educacional de perspectiva crítica para construção dos conceitos de avaliação. Recorreu-se também à legislação educacional para, cotejando com o referencial adotado, compreender as concepções de avaliação presentes nela. A coleta de informações com os sujeitos da pesquisa foi feita por meio de um memorial descritivo e a partir das interações realizadas numa oficina pedagógica intitulada “Avaliação da aprendizagem em Matemática: construindo instrumentos de avaliação formativa”, que foi o Produto Educacional desta dissertação. Como resultado, os discursos dos professores apontam as condições materiais objetivas do trabalho docente e da escola pública como entraves para a materialização da avaliação formativa e da educação de qualidade social.
Abstract: The general objective of this work consisted to analyze the practices of evaliation in a group of Mathematics teachers from elementary education II, from public school, in the city of Jataí/ GO, searching to understand how this practices are conected to the elevation of the quality education socially sanctioned. The interest of the theme “evaluation of learning” emerged from the experience as a researcher, dealing, as pedagogical coordinator, with the difficulty of teachers in the evaluation process. For the study it proposed the problem: Wich are the evaluation practices used by Mathematics teachers in elementar school II and how this practices are attach to the elevation of the quality of socially sanctioned education? It started with the assumption that the evaluation of learning and for learning, in a formative perspective, has the purpose of generating useful information about all stages of the teaching-learning process, providing subsidies for the teacher to understand the forms and the learning rhythms of the students; in that way, the evaluation contributes to the elevation of the educational quality that is socially ratify. The research, of qualitative approach, was characterized as a case study. To grounding theoretically the study, we resort the educational literature of critical perspective to construction of concepts of evaluetion. We appeal also to the educational legislation to compare the adopted conceptions of evaluation with the adopted framework. The collection of informations with the subjects of the research was made by a descriptive memorial and starting with interactions in a pedagogical workshop tittled: “ Evaluation of learning mathematics: building instruments of formative evaluation”, which was the result of this dissertation. As produce, the teachers speech point to objective material conditions from teaching work and the public school as barrier to materialization of formative evaluation and social quality education.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
. Mathematics teachers
Professores de matemática
Evaluation of learning
Avaliação formativa
Formative evaluation
Qualidade da educação
Quality of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: ALVES, S. D. Avaliação Formativa: por uma educação de qualidade social. Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz. 2017. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/604
Data do documento: 15-Dez-2017
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