Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/601
Tipo: Dissertação
Título: Professores de matemática: entrelaçar de vidas entre o pessoal e o profissional
Título(s) alternativo(s): Mathematics teachers: intertwining lives between staff and professionals
Autor(es): Assis, Thiago Batista
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Menezes, Marcos Antônio de
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no município de Jataí-GO, com professores de matemática do ensino médio da rede estadual de ensino, tendo como objetivo geral compreender as influências da história de vida de professores sobre suas práticas pedagógicas e a contribuição dessas narrativas para sua formação. Com foco na análise das recordações sociais e profissionais dos docentes, este trabalho, numa abordagem qualitativa, buscou responder a seguinte questão: Qual a influência das histórias de vida nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio? O material de investigação foi obtido por meio de entrevistas pautadas pela metodologia história oral, realizadas com cinco professores. Essas entrevistas, além de serem utilizadas como fonte de pesquisa, também deram origem a um documentário educativo, apresentado como produto educacional. Na discussão do problema e para a interpretação das narrativas, dialogou-se com diversos autores das ciências sociais e das ciências da educação. Ainda, foram empreendidas reflexões teóricas sobre o gênero cinematográfico documentário, explorando suas perspectivas e contribuições na construção e divulgação do conhecimento. Os resultados obtidos demonstraram que a trajetória pessoal e profissional são fatores determinantes na forma de atuação dos professores, expondo suas concepções sobre o fazer pedagógico e sobre a profissão.
Abstract: This research was carried out in the city of Jataí-GO, with mathematics teachers of the high school state education network, whose general goal is to understand the influences of teachers' life history on their pedagogical practices and the contribution of these narratives to their formation. With a focus on the analysis of teachers' social and professional memories, this paper, in a qualitative approach, sought to answer the following question: What is the influence of life histories on the pedagogical practices of high school mathematics teachers? The research material was obtained through interviews based on oral history methodology, carried out with five teachers. These interviews, in addition to being used as a research source, also gave rise to an educational documentary, presented as an educational product. In the discussion of the problem and for the interpretation of the narratives, several authors of the social sciences and the educational sciences were interviewed. Also, theoretical reflections on the cinematographic documentary genre were undertaken, exploring their perspectives and contributions in the construction and dissemination of knowledge. The results showed that the personal and professional trajectories are determining factors in the way teachers act, exposing their conceptions about pedagogical doing and about the profession.
Palavras-chave: História de Vida
Life History
Professores de Matemática
Mathematics teachers
Práticas Pedagógicas
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: ASSIS, T.B. Professores de Matemática: entrelaçar de vidas entre o profissional e o profissional. Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas. 2017. 198f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/601
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Thiago Batista Assis.pdfDissertação1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Thiago Batista Assis.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação464,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.