Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/600
Tipo: Dissertação
Título: O PNAIC em questão: a formação continuada e a qualidade educacional
Título(s) alternativo(s): O PNAIC em questão: a formação continuada e uma qualidade educacional
Autor(es): Borges, Fabiana Kalil
Primeiro Orientador: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Laís Leni Oliveira
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consistiu em compreender as possíveis contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do curso Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para efetivar mudanças de qualidade social no ensino de Matemática no ciclo de alfabetização. O interesse em pesquisar a formação continuada PNAIC surgiu das inquietações relacionadas à participação da pesquisadora nesta formação como orientadora de estudos do curso. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se desenvolveu como estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze professores da rede Municipal de Ensino da cidade de Rio Verde/GO, que tiveram participação direta no curso PNAIC desenvolvido em 2014, tanto como cursistas como orientadores de estudo. O problema investigado foi assim proposto: quais as possíveis contribuições do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para efetivar mudanças de qualidade social no ensino de matemática no ciclo de alfabetização? A metodologia se desenvolveu por meio de questionário, entrevista filmada e observação. Pela análise dos relatos dos sujeitos, a formação do PNAIC apresentou fragilidades teóricas, não oferecendo, portanto, contribuições bastantes para propiciar mudanças de práticas de qualidade social. Pela análise ainda, com base nos referenciais teóricos pelos quais se pautaram a pesquisa, depreendeu-se que o programa em questão se fundamentou na epistemologia da prática, vinculando a qualidade educacional à lógica de resultados. O produto educacional resultante da pesquisa foi um documentário sobre a experiência dos professores que participaram da formação pelo PNAIC. Com ele intencionase contribuir com outras análises do curso, com vistas a ampliar o debate sobre os programas de formação continuada de professores implementados pelas políticas educacionais, com foco na base epistemológica dos cursos e no sentido de qualidade implícito neles.
Abstract: The main objective of this study was to understand the possible contributions of the continuing training of literacy teachers within the scope of PNAIC (National Pact for Literacy in the Right Age, in Portuguese) to effect changes in the social quality of Math teaching in the cycle of literacy. The interest in researching the PNAIC continuing training came from the concern related to the participation of the researcher in this training as study counselor. The research, of qualitative approach, was developed as a case study. The subjects were fourteen teachers of the municipal school network in the city of Rio Verde, Goiás, who directly participated in the PNAIC developed in 2014, as students or as study counselors. The problem investigated was proposed as follows: What are the possible contributions of Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) in effecting change in the social quality of Math teaching in the cycle of literacy? The methodology was developed through questionnaire, videotaped interview, and observation. Analyzing the subject reports, the formation of PNAIC presented theoretical frailties, thus not offering enough contributions to provide changes in the practice that would lead to social quality. By the analysis based on the theoretical references that ruled the research, it was understood that the program in question was grounded in the epistemology of practice, linking the educational quality to the logic of the results. The educational product resulting from the research was a documentary on the experience of teachers who participated in the training by PNAIC. With it, we intend to contribute to other analysis of the program, aiming to expand the debate on programs of continuing training of teachers implemented by educational policies, focusing on the epistemology and the meaning of quality implicit in them.
Palavras-chave: PNAIC
PNAIC
Formação Continuada
Continuing training
Alfabetização matemática
Mathematical literacy
Epistemologia da prática e da práxis
Epistemology of practice and praxis
Qualidade educacional
Educational quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: BORGES, F.K. O PNAIC em questão: a formação continuada e a qualidade educacional . Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz. 2017. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/600
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Fabiana Kalil Borges.pdfDissertação1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Fabiana Kalil Borges.pdfProduto vinculado à dissertação517,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.