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Tipo: Dissertação
Título: O estudo de função polinomial do 1º grau para educação de jovens e adultos baseada na concepção pedagógica freireana: uma proposta de sequência didática
Título(s) alternativo(s): The study of polynomial function of the 1st degree for youth and adult education based on the Freire's pedagogical conception: a didactic sequence proposal
Autor(es): Dias, Joel
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones de Deus
Resumo: As práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisam ser repensadas de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem e tomando como ponto de partida as vivências dos sujeitos. Para garantir esse aspecto, o objetivo da presente dissertação é apresentar uma sequência didática (SD) e verificar sua contribuição para a aprendizagem de conceitos de função polinomial do 1.º grau na EJA, a partir do cálculo da conta de água. Além disso, objetivou-se identificar a realidade dos educandos em relação aos aspectos profissionais, às relações sociais e aos conhecimentos prévios sobre função de 1.º grau. Buscou-se investigar, também, quais as dificuldades e as considerações de educandos do 1.º semestre da EJA acerca do conhecimento de funções de 1.º grau; e ainda, desenvolver situações problemas que abordem o estudo de funções polinomiais de 1.º grau e estejam relacionadas ao contexto dos educandos. A SD foi desenvolvida – em 6 etapas e 8 aulas – com uma turma de 21 educandos que cursavam o primeiro semestre do ensino médio, modalidade EJA, em uma escola pública de Mineiros-GO, no ano de 2018. Uma palestra inicial sobre o tratamento e o abastecimento de água garantiu o envolvimento e o interesse dos alunos, que se revelaram preocupados com a qualidade da água que abastece a cidade. Em grupos os educandos discutiram e chegaram ao valor da conta de água, sem intervenção direta do pesquisador, porém nem todos os grupos obtiveram o valor correto, por falta de atenção na execução do cálculo. Os educandos explicaram como executaram o cálculo e tiveram o primeiro contato com o conceito intuitivo de função. Conseguiram associar o conteúdo com exemplos da vida diária, como o salário de diarista, de manicure e o gasto mensal de combustível. A inserção dos pressupostos freirianos foi baseada na dialogicidade e na problematização a partir de uma abordagem envolvendo o contexto social no qual o educando está inserido – no caso, a discussão sobre o cálculo da conta de água. Os educandos conseguiram desenvolver o raciocínio para chegar ao valor da conta de água. Quando propostas atividades para generalização do conteúdo, os educandos conseguiram realizar, porém neste momento da SD os alunos faltosos não conseguiram executar as atividades. A última etapa, destinada à avaliação da SD, revelou que os educandos aprenderam o conceito de função. Verificou-se que tomar como ponto de partida a realidade dos educandos para o desenvolvimento da SD, a partir da concepção freireana, possibilitou aos mesmos a apropriação e atos de generalização do conceito de função.
Abstract: The pedagogical practices in EJA need to be rethought in order to enhance the teachinglearning process and taking the subjects' experiences as a starting point. In this regard, the objective of this dissertation is to present a didactic sequence (DS) and to verify its contribution in the learning of concepts of polynomial function of the 1st degree in EJA from the calculation of the water bill. Furthermore, the objective was to identify the reality of the students of mathematics, the professional aspects, the social relations and the previous knowledge about 1st degree function. it sought to investigate with the students of the 1st semester of the EJA, what are their difficulties and considerations about the knowledge of 1st degree functions; and to develop problem situations that are related to the context of the students involving the study of polynomial functions of the first degree. The SD was developed with a group of 21 students who were attending the first semester of high school EJA modality in a public school of Mineiros-GO, being performed in six stages and eight classes. In the first stage, a lecture was given by the director of SAAE about water treatment and supply keeping the students interested, participative, but doubtful regarding the water quality that supplies the city. In the second stage, we proceeded to the calculation of the water bill, that the groups of the students discussed and reached the value of the water bill without direct intervention of the researcher. The insertion of Freire's assumptions was based on dialogicity and problematization from an approach involving the social context in which the student is inserted in the case the discussion about the calculation of water bill. The students achieved to develop the reasoning to reach the value of the water bill, but not all groups reached the correct value for lack of attention in the execution of the calculation. The students explained how they performed the calculation and had the first contact with the intuitive concept of function, that they were able to associate with examples of daily life, such as a day laborer's salary, manicure and monthly fuel expenditure. When proposed activities for generalization of content the students achieved to perform, but at this time of DS the missing students could not perform the activities. In the sixth stage, the DS was evaluated, that it was verified that the students learned the concept of function. It was found that taking as a starting point the reality of students for the development of DS from the Freirean conception allowed them to appropriate and generalize the concept of function.
Palavras-chave: Pressupostos freireanos
Freire's assumptions
Dialogicidade
Dialogue
Ensino de Matemática
Math teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: DIAS, J. O. O estudo de função polinomial do 1º grau para educação de jovens e adultos baseada na concepção pedagógica freireana: uma proposta de sequência didática. Orientador: Paulo Henrique de Souza. 2019. 90f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/599
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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