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Tipo: Dissertação
Título: O ensino da língua portuguesa e da matemática para aluno surdo entrelaçado com o atendimento educacional especializado
Título(s) alternativo(s): The teaching of Portuguese language and mathematics for deaf students intertwined with specialized educational assistance
Autor(es): Silva, Adriano Aparecido da
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Calixto Júnior de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar as práticas de ensino desenvolvidas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para aluno Surdo relacionadas à leitura, à tradução e à interpretação de textos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental, 8º e 9º anos, da rede estadual de ensino do município de Rio Verde/Goiás. Após conhecer essas práticas, analisou-se como se deu curso de formação continuada aplicado aos professores que atuam nesse atendimento. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados pautados em três procedimentos: a) questionário; b) entrevista semiestruturada e c) observação participante. Essas etapas ocorreram após identificar as escolas que têm a Sala de Recurso Multifuncional (SRM), respectivamente o AEE para aluno Surdo. Como técnica de análise do conteúdo utilizou-se Bardin (2016). Os resultados obtidos foram determinantes para a elaboração do Produto Educacional, o qual foi um curso de formação intitulado: Uma proposta pedagógica para o ensino de aluno Surdo: entrelaçar da LP2 e da Matemática, que teve um total de 45 horas e visou, além do ensino básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), sinais relacionados a Matemática, também a uma provocação às professoras para repensarem suas práticas pedagógicas com alunos Surdos. Entende-se que o conhecimento não se dá de forma isolada, assim, na construção do plano de ensino interagiu-se recursos visuais, Libras, Língua Portuguesa e a Matemática. Espera-se oferecer suporte às necessidades dos profissionais que atuam no AEE para aluno Surdo, bem como, conduzi-los a elaboração de outros materiais didáticos adequados. Diante desta pesquisa, conclui-se que o espaço do AEE exige atenção, pois pouco vem contribuindo para o desempenho escolar do aluno Surdo. Outro fator de destaque é que, além da necessidade de profissionais proficientes na Libras, as práticas pedagógicas precisam de ser adequadas ao processo educacional do aluno Surdo.
Abstract: This dissertation aims to investigate the teaching practices developed by teachers of Specialized Educational Services (SES) for deaf students related to reading, translation and interpretation of mathematical texts in the final years of elementary school, 8th and 9th grade, of the state network of the municipality of Rio Verde/Goiás. After knowing these practices, analyze how was the continuation training course applied to teachers who work in this service. The methodology was the qualitative research, case study type. The data collection instruments based on 3 procedures: a) questionnaire; b) semi-structured interview and c) participant observation. These steps occurred after identifying the schools that have the Multifunctional Resource Room (MRR), respectively the SES for the Deaf student. As a technique of content analysis, Bardin (2016) was used. The results obtained were decisive for the elaboration of the Educational Product, which was a training course entitled: A pedagogical proposal for the teaching of deaf students: intertwining LP2 and Mathematics, which had a total of 45h and aimed, in addition to teaching Brazilian Sign Language (Libras), signs related to Mathematics, also provoked teachers to rethink their pedagogical practices with Deaf students. It is understood that knowledge does not occur in isolation, so in the construction of the teaching plan interacted visual resources, Libras, Portuguese Language and Mathematics. It is expected to support the needs of professionals working in the SES for Deaf students, as well as lead them to the elaboration of other suitable teaching materials. Given this research, it is concluded that the space of the SES requires attention, because little has been contributing to the school performance of the deaf student. Another noteworthy factor is that, in addition to the need for proficient professionals at Libras, pedagogical practices need to be appropriate to the educational process of the Deaf student.
Palavras-chave: Aluno Surdo
Deaf Student
Atendimento Educacional Especializado
Specialized Educational Service
Ensino da Língua Portuguesa
Portuguese Language Teaching
Ensino da Matemática
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, A. A. O ensino de língua portuguesa e da matemática para aluno surdo entrelaçado com o atendimento educacional especializado. Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/598
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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