Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/582
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho do pedagogo TAE na coordenação de apoio pedagógico ao discente do Instituto Federal de Goiás: reflexões, desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): TAE pedagogue's work in the coordination of pedagogical support to students of the Federal Institute of Goiás: reflections, challenges and possibilities
Autor(es): Sant’ Ana, Wallace Pereira
Primeiro Orientador: Lemos, Glen Cézar
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, Glen Cézar
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Pimentel, Fernanda Cruvinel
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica de trabalho do Pedagogo TAE na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Instituto Federal de Goiás. Para tanto, descrevemos o percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil, visando a apresentação dos fatos que demarcaram a construção dos campos de atuação do pedagogo; descrevemos a trajetória histórica da educação profissional, com o intuito de identificar os objetivos e as finalidades da modalidade educacional, desde a sua regulamentação até os dias atuais; e, por fim, procedemos com uma reflexão acerca do Pedagogo TAE na educação profissional, centrando o debate no trabalho desse profissional na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Instituto Federal de Goiás. O percurso metodológico constitui-se de uma revisão bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa e descritiva, bem como de uma pesquisa de campo, realizada a partir da aplicação de questionários e entrevistas, resultando assim na construção do produto educacional intitulado Manual de Integração da CAPD. Os resultados nos mostram que são várias as dificuldades e os desafios enfrentados pelos Pedagogos TAEs nas CAPDs do IFG, sendo emergente a necessidade de compreender as ações realizadas por esses profissionais para além de um trabalho burocrático e administrativo. Também identificamos, tanto nos estudos teóricos como na pesquisa de campo, as inúmeras possibilidades e contribuições dos Pedagogos TAEs para a prática didático-pedagógica nas CAPDs do IFG, como para a formação emancipatória e integral de estudantes. Para isso, elaboramos o Manual de Integração da CAPD, um material textual construído de forma organizada e articulada, para ser utilizado pelos profissionais das CAPDs do IFG, como um documento norteador e legitimador do trabalho realizado junto à comunidade acadêmica interna e externa, com vistas a orientar as relações cotidianas e a organização e gestão do trabalho pedagógico desenvolvido nesses espaços.
Abstract: This research aimed to understand the work dynamics of the Pedagogic TAE in the Coordination of Pedagogical Support to the Student of the Federal Institute of Goiás. In order to do so, we describe the historical course of the Pedagogy course in Brazil, aiming to present the facts that demarcated the construction of the fields of action of the pedagogue; we describe the historical trajectory of professional education in order to identify the objectives and purposes of the educational modality, from its regulation to the present day; and finally, we proceeded with a reflection about the TAE Pedagogue in professional education, centering the debate on the work of this professional in the Coordination of Pedagogical Support to the Student of the Federal Institute of Goiás. The methodological course consisted of a bibliographical review and documentary analysis, a qualitative and descriptive approach, as well as a field research, carried out through the application of questionnaires and interviews, thus resulting in the construction of the educational product titled CAPD Integration Manual. The results showed that there are several difficulties and challenges faced by the TAE Pedagogues in the IFD CAPDs, and the need to understand the actions carried out by these professionals in addition to a bureaucratic and administrative work has emerged. It was also possible to identify, in both theoretical and field studies, the numerous possibilities and contributions of the TAE Pedagogues for the didactic-pedagogical practice of the IFG CAPDs, as well as for the emancipatory and integral formation of students. For this, we elaborated the CAPD Integration Manual, a textual material constructed in an organized and articulated way, to be used by the professionals of the IFG CAPDs, as a guiding and documentary document of the work carried out with the internal and external academic community, with a view to orient the daily relations and the organization and management of the pedagogical work developed in these spaces.
Palavras-chave: pedagogo TAE
educação profissional
coordenação de apoio pedagógico ao discente
Instituto Federal de Goiás
CNPq: Área: Ciências Humanas. Subárea: Ensino e Educação.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: Ana, Wallace Pereira Sant. O trabalho do pedagogo TAE na coordenação de apoio pedagógico ao discente do Instituto Federal de Goiás: reflexões, desafios e possibilidades. 2019. Dissertação ( Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/582
Data do documento: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIissertação-Wallace.pdfDissertação - Wallace Pereira Sant'Ana2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.