Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/549
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Que história alguns livros didáticos de física das últimas três décadas tem para contar?
Título(s) alternativo(s): What story do some physics textbooks from the past three decades have to tell?
Autor(es): Ferreira, Neida Macêdo
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Deus, Dominike Pacine de Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Marinho, Rodrigo Ferreira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise de alguns livros didáticos nacionais, de Física. Inicialmente, a delimitação temporal foi feita de modo a se analisar os livros que foram editados após a publicação da LDB de 1996, entretanto, tendo em vista as dificuldades de acesso a livros que atendessem a essa delimitação temporal, optou-se pela ampliação do período a ser considerado para os últimos 30 anos. O foco dessa análise foi investigar se houveram transformações nos livros, ao longo desse período. Foram feitas análises por meio de seis aspectos para cada livro. A partir dessas análises, traçou-se um comparativo entre os livros selecionados. Tendo em vista os resultados obtidos, foi possível constatar que, ao longo dos últimos anos, apenas um dos livros apresentou mudanças nos aspectos analisados.
Abstract: This work aims to carry out an analysis of some national physics textbooks. Initially, the temporal delimitation was done in order to analyze the books that were edited after the publication of the 1996 LDB, however, in view of the difficulties in accessing books that met this temporal delimitation, it was decided to extend the period to be considered for the past 30 years. The focus of this analysis was to investigate whether there were transformations in the books over this period. Analyzes were made using six aspects for each book. Based on these analyzes, a comparison was made between the selected books. In view of the results obtained, it was possible to verify that, during the last years, only one of the books presented changes in the analyzed aspects.
Palavras-chave: Livro Didático de Física
Physics Textbook
Ensino de Física
Physics Teaching
História do livro didático
Textbook History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: FERREIRA, N. M. Que história alguns livros didáticos de Física das últimas três décadas tem para contar? Jataí-GO, 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Física). IFG: Jataí-GO, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/549
Data do documento: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Neida Macêdo Ferreira.pdfTCC1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.