Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/546
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Métodos de avaliação no ensino profissionalizante |
Título(s) alternativo(s): | Assessment methods in vocational education |
Autor(es): | Sousa, Rodrigo Vilela de |
Primeiro Orientador: | Graciano, Marlene Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Graciano, Marlene Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Garcia, Ana Flávia Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pacheco, Elizabete de Paula |
Resumo: | A avaliação, em suas modalidades e funções, deve contribuir e orientar desde ações pedagógicas em sala de aula, até práticas de gestão e elaboração de políticas centradas no alcance do objetivo fundamental: proporcionar um ensino com qualidade e equidade. Isso exige planejamento de estratégias, acurácia técnica nos procedimentos e instrumentos empregados e transparência na produção, menção, análise e divulgação dos resultados, com base na ética e no respeito às diferenças entre os alunos. A avaliação na educação profissional, como ferramenta de acompanhamento de aprendizagem, pauta-se nos princípios educacionais e filosóficos que orientam a ação institucional. Por isto, a avaliação deve indicar o nível de desenvolvimento, de modo a reorganizarem a ação educativa. Neste estudo, buscou-se analisar os métodos avaliativos utilizados por uma das instituições profissionalizantes mais atuantes do sul goiano, o SENAC Caldas, tendo como base o plano de curso de um dos cursos promovidos pela Instituição, do qual pode-se constatar que apesar dereforçar e fazer uso de três métodos avaliativos –formativo, somativo e diagnóstico –em seu processo de avaliação, a metodologia avaliativa predominante no SENAC Caldas Novas é a avaliação por competências |
Abstract: | The evaluation, in its modalities and functions, should contribute and guide from pedagogical actions, in the classroom, to management practices and policy making, centered on the achievement of the fundamental objective: to provide education with quality and equity. This requires strategic planning, technical accuracy in the procedures and instruments used and transparency in the production, mention, analysis and dissemination of results, based on ethics and respect for differences between students. Evaluation in professional education, as a tool for monitoring learning, is based on the educational and philosophical principles that guide institutional action. For this reason, the evaluation must indicate the level of development, in order to reorganize the educational action. In this study, we sought to analyzehe evaluation methods used by one of the most active professional institutions in southern Goiás, SENAC Caldas, based on the course plan of one of the courses promoted by the Institution, of which, it can be seen that despite to reinforce and make use of three evaluation methods -formative, summative and diagnostic -in its evaluation process, the predominant evaluation methodology at SENAC Caldas Novas is competency evaluation. |
Palavras-chave: | Avaliação Educação profissional Desenvolvimento de competências Construção do conhecimento |
CNPq: | Avaliação da Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Senador Canedo |
Citação: | SOUSA, R.V. Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem.TCC/Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica - EaD / IFG - Campus Senador Canedo–Go,2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/546 |
Data do documento: | 22-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Vilela de Sousa.pdf | TCC - EDEPTT - Rodrigo Vilela de Sousa | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.