Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/545
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema de controle de acesso veicular à vagas especiais utilizando tecnologia RFID
Título(s) alternativo(s): Vehicle access control system for special vacancies using RFID technology
Autor(es): Roriz, Lucas Dias
Rodrigues, Thaysa Silva
Primeiro Orientador: Marques, Fernando Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Fernando Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Kennya Resende
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, André Luiz Silva
Resumo: A mobilidade urbana no Brasil, é um assunto que vem sendo bastante discutido nos últimos anos, pelo fato do número de infrações registradas e a grande quantidade de veículos em utilização. Visando o controle de vagas especiais (destinadas a pessoas idosas e deficientes) foi elaborado um sistema de controle, para que essas vagas realmente fossem utilizadas por pessoas que as necessitam, visto que o controle em vigência através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Policia Civil, tem se mostrados ineficiente. Para realizar o controle de vagas especiais nos estacionamentos, foi utilizada a tecnologia Radio Frequency Identification (RFID), que vem sendo bastante implementada em sistemas semelhantes e se mostrando muito eficaz em sistemas de controle de acessos de veículos, segurança, identificação pessoal e de objetos. Neste trabalho de conclusão de curso, desenvolveu-se um sistema onde através da tecnologia RFID, seria realizado o cadastramento em etiquetas ou cartões, não sendo necessário mais a utilização de credenciais, sendo apenas obrigatório apresentar o cartão no leitor e a vaga seria liberada para acesso. Como o sistema utilizado atualmente e através de credenciais, levaria um tempo para realizar o recadastramento de todos os usuários, enquanto todo esse recadastramento estivesse sendo realizado, o número da credencial de cada usuário asseguraria que ele pudesse utilizar a mesma, bastaria apenas digitar os números existentes na credencial. É apresentado ainda leis e legislações que asseguram os direitos a vagas especiais, abordagem teórica e histórica sobre automação, auto identificação e tecnologia RFID. Exibe-se também os materiais utilizados e suas especificações, seu desenvolvimento tanto de Hardware quanto de Software, seu funcionamento e as maiores dificuldades enfrentadas. Por fim têm-se os resultados do Protótipo e sugestões para melhorias e projetos futuros.
Abstract: Urban mobility in Brazil is a subject that has been much discussed in recent years, due to the number of infractions registered and the large number of vehicles in use. In order to control special vacancies (for the elderly and disabled), a control system was developed so that these vacancies were actually used by people who need them, since the control in force through the Municipal Traffic Superintendency (SMT) and Civil Police, has been shown inefficient. Radio Frequency Identification (RFID) technology has been used to control special parking spaces, which has been widely implemented in similar systems and has proven to be very effective in vehicle access, security, personal identification and object control systems. In this work, a system was developed in which, through RFID technology, the registration of tags or cards would be carried out. It was not necessary to use credentials anymore, only the card was required to be presented in the reader and the vacancy would be released to access. As the system used today and through credentials, it would take a while to perform the re-registration of all users, while all this re-registration was being carried out, each user's credential number would ensure that he could use it, just enter the numbers existing credentials. It also presents laws and legislation that ensure the rights to special vacancies, theoretical and historical approach to automation, auto identification and RFID technology. It also shows the materials used and their specifications, their development of both Hardware and Software, their operation and the greatest difficulties faced. Finally we have the results of the Prototype and suggestions for improvements and future projects.
Palavras-chave: Controle de acesso
Acess Control
Microcontrolador
Microcontroller
RFID
RFID
Vagas especiais
Special vacancies
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: RORIZ, Lucas Dias; RODRIGUES, Thaysa Silva. Sistema de controle de acesso veicular à vagas especiais utilizando tecnologia RFID. Jataí-GO, 2018. 89f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica). IFG: Jataí-GO, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/545
Data do documento: 30-Jul-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lucas Dias Roriz_Thaysa Silva Rodrigues.pdfTCC3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.