Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/529
Tipo: Dissertação
Título: A constituição do discurso pedagógico das relações entre educação e tecnologia na produção científica (2007-2017)
Título(s) alternativo(s): The constitution of the pedagogical speech of relations between education and technology in scientific production (2007-2017)
Autor(es): Paiva, Luiz Carlos de
Primeiro Orientador: Araújo, Claudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Claudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Moema Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Viana Neto, Alcyr Alves
Resumo: Este trabalho é vinculado ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), doravante apresentando os resultados da pesquisa, caracterizada como bibliográfica e inventariante-descritiva, culminando em um estado do conhecimento. Apresenta, ainda, um produto educacional (ebook) como requisito do mestrado em educação profissional e tecnológica (EPT). A investigação teve como objetivo mapear e analisar o discurso pedagógico, baseado nas publicações acadêmicas de 2007 a 2017, sobre a relação entre educação e tecnologia. O universo da pesquisa limitou-se a periódicos em publicações de revistas científicas com Qualis A1 e A2 (70 artigos), sendo submetidos à análise de conteúdo para a interpretação dos dados. O trabalho teve como justificativa os 10 anos de reformulação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), após decorridos 20 anos de sua criação, partindo do interesse por se mapear as relações entre educação e tecnologia. Durante o processo de revisão de literatura, verificaram-se alguns trabalhos cujos estudos caminham nessa direção e sustentam a pesquisa em andamento: Barreto (2006); Araújo (2008; 2014); Marcon (2015) e Moraes (2016). O trabalho incursiona verificando, nos últimos 10 anos, as tendências, lacunas, entre outros. A análise de conteúdo baseia-se em Bardin (2006) e Franco (2012). O referencial teórico sobre a relação entre educação e tecnologia circunscreve o pensamento de Saviani (2003, 2007a), Ramos (2008), Peixoto (2012; 2015; 2016), Araújo (2008; 2014); Marcon (2015), Moraes (2016). Sobre tecnologia, fundamenta-se em Feenberg (2003), Castells (2007) e Vieira Pinto (2005). Das relações históricas da educação profissional, sustenta-se, ainda, em Moura (2007), Saviani (2013) e Frigotto, et.al. (2012) entre outros. A EPT e o tema educação são relacionados às teorias de Saviani (1999a; 1999b; 2013) e Duarte (2001; 2016). Como resultados, a pesquisa apresenta o prosseguimento da postura tecnocêntrica no discurso acadêmico e o crescimento do posicionamento crítico frente às tecnologias. Aponta ainda que, do ponto de vista pedagógico, a maioria das fontes não adere a uma teoria da educação. Em articulação com a mestrado profissional, observou-se a lacuna de trabalhos sobre a EPT e as tecnologias. Também em articulação com a EPT, foi aplicado pelo pesquisador um produto educacional a professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, os quais realizaram sua validação.
Abstract: This work is linked to the master’s in professional and Technological Education (ProfEPT), hereafter presenting the results of the research, characterized as a bibliographical and descriptive-inventorian, culminating on a state of knowledge. The work also presents an educational product (ebook) as a requirement of the master in professional and technological education (EPT). The investigation had as a goal map and analyse the pedagogical speech, based on the academic publications from 2007 to 2017. Those publications were about the connection between education and technology. The research universe limited itself to scientific journals on publications of scientifical magazines with Qualis A1 and A2 (70 articles), being put under the analysis of content to data interpretation. The work had as justification the mark of 10 years of the reformulation of the Technological Educational National Program (ProInfo), after 20 years of its creation, coming from the interest on mapping the relations between education and technology. During the process of literature review, some works which studies go by this direction and support the research already initiated were observed: Barreto (2006); Araújo (2008;2014); Marcon (2015) and Moraes (2016). The work goes along verifying the tendencies and the lacunas (gaps?), among others, in the past 10 years. The analysis of content is based on Bardin (2006) and Franco (2012). The theoretical reference about the relation between education and technology is restricted to the thinking of Saviani (2003; 2007a), Ramos (2008), Peixoto (2012; 2015; 2016), Araújo (2008; 2014); Marcon (2015), Moraes (2016). On the other hand, when the subject was technology, it was based on Feenberg (2003), Castells (2007) and Vieira Pinto (2005). The theoretical reference also holds up on Moura (2007), Saviani (2013) and Frigotto, et.al. (2012), among others, when the subject is the historical relations of professional education. The EPT and the theme education are related to the theories of Saviani (1999a; 1999b; 2013) and Duarte (2001; 2016). The research presents as results the continuation of the technocentric stance on the academic speech and the growing of a critical position standing up to the technologies. The research also points that, from a pedagogical point of view, the majority of sources does not adopt an educational theory. In coordination with the professional master, it was observed the lacuna of works about EPT and the technologies. Also, in coordination with the EPT, the researcher applied an educational product to the teachers of Secretaria de Educação do Distrito Federal, which were able to carry out its validation.
Palavras-chave: educação e tecnologia
education and technology
discurso pedagógico e tecnologias
Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
pedagogical discourse and technologies
Professional and Technological Education (EFA)
state of knowledge
CNPq: 1.Educação; 2.Fundamentos da Educação; 3.Filosofia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: Paiva, Luiz Carlos de. A constituição do discurso pedagógico das relações entre educação e tecnologia na produção científica (2007-2017). 2019. Dissertação ( Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis - GO, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/529
Data do documento: 20-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação -Luiz Carlos.pdfDissertação Luiz Carlos de Paiva3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educaional - Ebook - Aluno Luiz Carlos Paiva.pdfProduto Educacional Luiz Carlos de paiva1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.