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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem e currículo integrado na educação profissional e tecnológica: concepções e práticas educativas no IFPA/Câmpus Industrial de Marabá
Título(s) alternativo(s): Learning assessment and integrated curriculum in vocational and technological education: educational concepts and practices at the IFPA/Câmpus Industrial de Marabá
Autor(es): Silva, Elielson Souza da
Primeiro Orientador: Brito, Wanderley Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Wanderley de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Moisés Gregório da
metadata.dc.contributor.referee3: Penalva, Gilson
Resumo: Este trabalho visa investigar se as práticas avaliativas da aprendizagem propostas aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática e Controle Ambiental do IFPA/Câmpus Industrial de Marabá-IFPA/CIM, traduzem a concepção de currículo integrado e contribuem para a melhoria do processo construção do conhecimento. Para tanto, são estudados os conceitos de currículo e de avaliação da aprendizagem com enfoque na da Educação Profissional e Tecnológica-EPT, bem como os instrumentos, momentos e fins das práticas avaliativas do Câmpus, segundo os ensinamentos dos estudiosos Luckesi e Hoffmann. O trabalho procura compreender também se há diferença entre a atuação e os resultados das práticas desempenhadas por profissionais licenciados e bacharéis/tecnólogos e se predomina a avaliação quantitativa ou qualitativa, em comparação com os documentos normativos do IFPA. Busca-se compreender, ainda, se a avaliação utilizada no Câmpus permite retroalimentar o processo de ensino-aprendizagem ou se ela configura um fim em si mesma, a partir de uma análise quali-quantitativa dos dados. O estudo demonstrou que o currículo integrado é concebido como mera integração entre a formação propedêutica e a profissional e que o planejamento das ações educativas se dá de forma isolada. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem é associada à noção de verificação, sendo que não diferenças relevantes entre as práticas desenvolvidas pelos licenciados e aquelas proporcionadas pelos bacharéis/tecnólogos. Visando contribuir com a prática avaliativa do Câmpus e atendendo a um dos requisitos do Programa, segue como Produto Educacional um Plano de Curso de Extensão Universitária, intitulado “Avaliação da Aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica: pressupostos teóricos e metodológicos”, com Carga Horária de 40h/a, destinado aos servidores e à comunidade externa.
Abstract: This paper aims to investigate if the learning evaluation practices proposed to the students of the Integrated High School Informatics and Environmental Control of IFPA / Industrial Campus of Marabá courses, translate the conception of integrated curriculum and contribute to the improvement of the knowledge building process. To this end, we study the concepts of curriculum and evaluation of learning focusing on Vocational and Technological Education-VTE, as well as the instruments, moments and purposes of the evaluative practices of the Campus, according to the teachings of scholars Luckesi and Hoffmann. The paper also seeks to understand if there is a difference between the performance and the results of the practices performed by licensed professionals and bachelors / technologists and whether quantitative or qualitative evaluation is predominant in comparison with IFPA normative documents. It also seeks to understand if the evaluation used in Campus allows the feedback process of teaching-learning or if it configures an end in itself, from a qualitative and quantitative analysis of the data. The study showed that the integrated curriculum is conceived as a mere integration between general education and vocational training and that the planning of educational actions takes place in isolation. In turn, the evaluation of learning is associated with the notion of verification, and there are no relevant differences between the practices developed by graduates and those provided by bachelors / technologists. Aiming to contribute to the evaluation practice of Campus and meeting one of the requirements of the Program, follows as an Educational Product a Course Plan of University Extension, entitled "Evaluation of Learning in Vocational and Technological Education: theoretical and methodological assumptions", with 40 hours/classes of instruction, intended for servers and the external community.
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem
learning evaluation
educação profissional e tecnológica
currículo integrado
prática docente
professional and technological education
integrated curriculum
teaching practice
CNPq: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante;
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: SILVA, Elielson Souza da. Avaliação da aprendizagem e currículo integrado na educação profissional e tecnológica: concepções e práticas educativas no IFPA/Câmpus Industrial de Marabá. Anápolis-GO: IFG, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/524
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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