Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/523
Tipo: Monografia-Especialização
Título: A prática docente no PROEJA: necessidade de uma formação continuada perante os desafios encontrados
Título(s) alternativo(s): Teaching practice at PROEJA: the need for continuing education in the face of the challengs encountered
Autor(es): ROCHA, IRENE MACHADO DA
Primeiro Orientador: Assis, Aline Mota de Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Simone Ariomar de
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Poliana Cristina Mendonça
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Aline Mota de Mesquita
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a prática docente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e exploratória, na qual se aponta que a principal dificuldade que os docentes enfrentam é a falta de formação continuada para trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), impossibilitando o atendimento das necessidades desta modalidade de ensino e que sejam realizadas contribuições para o currículo integrado. Os resultados indicam que é preciso ter uma política de formação docente permanente e que o professor necessita refletir constantemente sobre sua prática.
Abstract: The purpose of this article is to reflect on the teaching practive in the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in Youth and Adult Education modality (PROEJA). Result of a literature review with a qualitative and exploratory approach, it is pointed out that the main difficulty that teachers face is the lack of continued training to work with Youth and Adult Education (EJA), making it impossible to meet the needs of this teaching modality and contributions to the integrated curriculum. The results indicate that is necessary to have a policy of permanent teacher training and that the teacher needs to constantly reflect on his practive.
Palavras-chave: Prática docente
Currículo integrado
PROEJA
Formação de professores
CNPq: Educação. Tópicos Específicos de Educação. Educação de adultos. Ensino Profissionalizante.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia Oeste
Citação: ROCHA, Irene Machado da.; ASSIS, Aline Mota de Mesquita. A prática docente no Proeja: necessidade de uma formação continuada perante os desafios encontrados. Trabalho de conclusão apresentado como requisito para conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica – EaD, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Goiás, maio, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/523
Data do documento: 29-Mai-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia-IRENE MACHADO DA ROCHA.pdfIRENE MACHADO DA ROCHA1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.