Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/501
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem e qualidade educacional: concepções e práticas de professores de matemática do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning and educational quality: conceptions and practices of elementary school mathematics teachers I
Autor(es): Silva, Emyldes de Lima
Primeiro Orientador: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Raimann, Elizabeth Gottschalg
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí, na linha de pesquisa Organização escolar, Formação docente e Educação para Ciências e Matemática, teve como objetivo compreender as concepções e práticas avaliativas dos professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental I da rede pública municipal de Rio Verde/GO e a concepção de qualidade educacional com a qual essas concepções e práticas se vinculam. Com base nos pressupostos do materialismo histórico dialético, adotou-se a metodologia da pesquisa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram: memorial descritivo, questionário, observação direta e entrevista semiestruturada. Como objetivos específicos foram estabelecidos: discutir o papel das políticas educacionais e os sentidos de avaliação e de qualidade educacional que elas impõem e os efeitos práticos desses sentidos no trabalho docente; apresentar, com base na literatura pedagógica de perspectiva crítica, as concepções de avaliação da aprendizagem segundo o enfoque neoliberal e o crítico-dialético e as práticas avaliativas mais comumente empregadas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras sob a égide das políticas neoliberais; analisar como os professores de Matemática da rede municipal de Rio Verde/GO concebem avaliação da aprendizagem e como utilizam os resultados das atividades avaliativas dos alunos; elaborar um minicurso sobre avaliação da aprendizagem escolar e desenvolvê-lo com os participantes da pesquisa; construir, com os participantes da pesquisa, instrumentos avaliativos para orientar o processo de ensino-aprendizagem de matemática e reuni-los num portfólio. Os resultados indicaram que, no contexto estudado, predominam concepções e práticas de avaliação vinculadas à concepção de qualidade educacional de perspectiva hegemônica, em que os interesses da classe dominante se sobrepõem aos da classe trabalhadora, determinando, por meio das políticas, o que ensinar, o que, por que e como avaliar a aprendizagem. O minicurso, proposto como produto educacional, teve como objetivo promover uma reflexão coletiva, de caráter teórico-prático, sobre as concepções e as práticas de avaliação mais presentes nas escolas e a construção de instrumentos avaliativos orientados por uma perspectiva formativa, oportunizando o repensar das concepções e das práticas em vista de uma educação emancipadora.
Abstract: This research, developed in the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education of the Federal Institute of Goiás, Câmpus Jataí, in the Professional Master in Science and Mathematics Education course, in the research line School Organization, Teacher Education and Science Education and Mathematics, aimed to understand the conceptions and evaluative practices of mathematics teachers of the final years of elementary school I of the municipal public network of Rio Verde / GO and the conception of educational quality to which these conceptions and practices are linked. Based on the assumptions of dialectical historical materialism, the case study research methodology was adopted. The instruments used were: descriptive memorial, questionnaire, direct observation and semi-structured interview. As specific objectives were established: discuss the role of educational policies and the meanings of evaluation and educational quality that they impose and the practical effects of these meanings on teaching work; to present, based on the critical perspective pedagogical literature, the concepts of assessment of learning according to the neoliberal approach and the critical-dialectical and the evaluative practices most commonly employed in the teaching-learning process in Brazilian schools under the aegis of neoliberal policies; to analyze how mathematics teachers of Rio Verde / GO municipal network conceive learning assessment and how they use the results of students' evaluation activities; develop a short course on assessment of school learning and develop it with the research subjects; build, with the research subjects, evaluative tools to guide the process of teaching and learning mathematics and gather them in a portfolio. The results indicated that, in the studied context, there are predominant conceptions and evaluation practices linked to the conception of educational quality from a hegemonic perspective, in which the interests of the ruling class overlap with those of the working class, determining, through policies, what to teach, what, why and how to evaluate learning. The short course, proposed as an educational product, aimed to promote a collective reflection, of theoretical and practical character, on the conceptions and evaluation practices most present in schools and the construction of evaluative instruments guided by a formative perspective, allowing the rethinking of conceptions and practices in view of an emancipating education.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Learning assessment
Qualidade educacional
Educational quality
Concepções e práticas avaliativas
Conceptions and evaluative practices
Matemática
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, E. L. Avaliação da aprendizagem e qualidade educacional:c oncepções e práticas de professores de matemática do ensino fundamental I. Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz. 2019. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/501
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Emyldes de Lima Silva.pdfDissertação3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Emyldes de Lima Silva.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação975,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.