Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/500
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência de ensino investigativa para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de “massa” e “peso”: análise do engajamento disciplinar produtivo dos alunos
Título(s) alternativo(s): An investigative teaching sequence for teaching and learning the concepts of “mass” and “weight”: analysis of students' productive disciplinary engagement
Autor(es): Dias, Ceila de Brito
Primeiro Orientador: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Maciel, Viviane Barros
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que visa avaliar as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para a compreensão e diferenciação de conceitos de “massa” e “peso”. Para tal, foi elaborada e aplicada uma SEI intitulada “Perca peso sem perder massa” em uma sala da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública rural do munícipio de Jataí. A SEI foi desenvolvida em oito aulas de cinquenta minutos, no decorrer de quatro encontros. As aulas, ministradas pela própria pesquisadora e autora desta dissertação, foram gravadas em vídeo. Para avaliação da SEI foram analisadas as interações discursivas ocorridas durante as atividades, utilizando-se os indicadores de Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) elaborados a partir do conceito de EDP proposto por Engle e Conant. Os resultados mostraram que a SEI tem potencial para o desenvolvimento dos três níveis do EDP, contribuindo, portanto, para a aprendizagem dos conceitos ensinados, além de despertar autonomia, criticidade e motivação dos alunos durante as aulas. Foi possível verificar também que as atividades desenvolvidas promoveram aspectos ligados ao fazer científico, contribuindo assim para a promoção da Alfabetização Científica (AC).
Abstract: This paper deals with a qualitative research that aims to evaluate the contributions of an investigative Teaching Sequence (SEI) for the understanding and differentiation of concepts of “mass” and “weight”. To this end, it was elaborated and applied a SEI entitled “Lose weight without losing mass” in a room of the first grade of high school of a public rural school of the municipality of Jataí. SEI was developed in eight classes of fifty minutes, during four meetings. The classes, taught by the researcher and author of this dissertation, were recorded on video. For evaluation of SEI, the discursive interactions that occurred during the activities were analyzed, using the indicators of Productive Discipline Engagement (EDP) elaborated from the EDP concept proposed by Engle and Conant. The results showed that SEI has potential for the development of the three levels of EDP, thus contributing to the learning of the concepts taught, in addition to awakening autonomy, criticism and motivation of the students during the classes. It was also possible to verify that the activities developed promoted aspects related to doing scientific, thus contributing to the promotion of scientific literacy (CA).
Palavras-chave: Ensino de física
Teaching physics
Ensino por investigação
Teaching by research
Sequência de ensino investigativa
Investigative teaching sequence
Engajamento disciplinar produtivo
Productive disciplinary engagement.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: DIAS, C. B. Uma sequência de ensino investigativa para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de “massa” e “peso”: análise do engajamento disciplinar produtivo dos alunos. Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza. 2019. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/500
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Ceila de Brito Dias.pdfDiseertação2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Ceila de Brito Dias.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.