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Tipo: Dissertação
Título: Os (con)fins da evasão e do conhecimento técnico- científico em um curso técnico integrado em secretariado – EJA
Título(s) alternativo(s): The (con) purposes of evasion and technical-scientific knowledge in an integrated technical course in secretariat - EJA
Autor(es): Silva, Kattiusce Cândido e
Primeiro Orientador: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: Este estudo parte do pressuposto de que a consolidação da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) constitui-se enquanto uma fundamental política pública por concretizar o direito à educação à jovens e adultos trabalhadores, que historicamente tem tido confins sociais e educacionais para o acesso e permanência no ensino regular. Nesse sentido, objetiva-se, aqui, analisar os fatores que tem contribuído para a permanência de estudantes em um curso técnico integrado em Secretariado-modalidade EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, Goiás, bem como investigar a relação entre o desempenho acadêmico de estudantes nas disciplinas de Ciências da Natureza e a evasão do curso. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo do tipo descritivo utilizando documentos disponibilizados do curso, assim como questionários semiabertos aplicados aos estudantes concluintes, evadidos e aos professores atuantes nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, foram sintetizados, primeiramente, os aspectos históricos, políticos e pedagógicos do projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores na perspectiva de uma formação emancipatória; a questão da evasão nos cursos de técnicos na modalidade EJA, bem como suas fronteiras e limites (confins) com o conhecimento técnico-científico. Na sequência, essas mesmas questões foram analisadas a partir dos dados advindos dos questionários aplicados aos estudantes concluintes, evadidos e docentes do curso. A análise e discussão dos dados evidencia que: 1) os fatores determinantes para a evasão dos estudantes do curso são, predominantemente, de ordem externa à instituição de ensino, sendo os compromissos com o emprego e a família, os principais intervenientes; 2) dificuldades com os conteúdos e a retenção em disciplinas de ciências da natureza não têm motivado a evasão; 3) apesar de o conteúdo de matemática preocupar os estudantes, essa disciplina não desestimula a permanência dos estudantes na instituição; 4) o envolvimento dos professores com o curso contribui com a permanência e êxito acadêmico dos estudantes; 5) inobstante os fins do projeto formativo do curso e das expectativas de conclusão do ensino médio e de um curso técnico pelos estudantes terem motivado o ingresso, as contingências de ordem pessoal que emergem no decurso confinam as alternativas de permanência no curso; 6) o trabalho institucional, na ocasião da divulgação dos processos seletivos, precisa ser fortalecido em locais que possuem significativa quantidade de jovens e adultos que não concluíram o ensino médio; 7) os estudantes não possuem clareza sobre o impacto de uma formação emancipatória, que garanta o conhecimento técnico-científico do ensino médio e da habilitação técnica, na dimensões de sua vida e sua respectiva (re)inserção no mundo do trabalho; 8) o processo de ensino e aprendizagem, quando conduzido de forma afetiva e próxima, contribui para a permanência e êxito acadêmico dos estudantes. Nesse sentido, considerando os dados teóricos e empíricos deste estudo, construiu-se no decurso da investigação, um material textual contendo estratégias pedagógicas para fins de permanência e êxito dos estudantes na EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: This study assumes that the consolidation of the provision of integrated technical courses for secondary education in the youth and adult education modality (EJA) is a fundamental public policy for realizing the right to education for working young people and adults. historically it has had social and educational boundaries for access and permanence in regular education. In this sense, the objective here is to analyze the factors that have contributed to the permanence of students in a technical course integrated in EJA Secretariat-modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, Jataí, Goiás, as well as to investigate the relationship between the academic performance of students in the Natural Sciences subjects and the dropout of the course. To this end, a qualitative descriptive study was carried out using available course documents, as well as semi-open questionnaires applied to graduating, evaded students and teachers working in this type of teaching. In this sense, first, the historical, political and pedagogical aspects of the project of education of youth and working adults were synthesized in the perspective of an emancipatory formation; the issue of dropout in technical courses in the EJA modality, as well as their borders and limits (confines) with the technical-scientific knowledge. Subsequently, these same questions were analyzed based on the data from the questionnaires applied to the students who completed, evaded and teachers of the course. The analysis and discussion of the data show that: 1) the determining factors for students' dropout are predominantly external to the educational institution, with commitments to employment and family being the main actors; 2) difficulties with content and retention in nature science subjects have not motivated dropout; 3) Although mathematical content worries students, this discipline does not discourage students from staying in the institution; 4) the involvement of teachers with the course contributes to the permanence and academic success of students; 5) Although the aims of the formative project of the course and the expectations of the completion of high school and a technical course by the students motivated the entrance, the personal contingencies that emerge during the course confine the alternatives of permanence in the course; 6) Institutional work, at the time of the dissemination of selection processes, needs to be strengthened in places that have significant numbers of young people and adults who have not completed high school; 7) the students are not clear about the impact of an emancipatory formation, which guarantees the technical-scientific knowledge of high school and technical qualification, in the dimensions of their life and their (re) insertion in the world of work; 8) The teaching and learning process, when conducted in an affective and close way, contributes to the permanence and academic success of the students. In this sense, considering the theoretical and empirical data of this study, it was built during the investigation, a textual material containing pedagogical strategies for the permanence and success of students in EJA integrated to Vocational and Technological Education.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos trabalhadores
Youth and Adult Education integrated with technical vocational education
Proeja
Proeja
Permanência
Retention
Evasão
Evasion
Conhecimento técnico-científico
Technical-scientific knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, K. C. Educação de Jovens e Adultos trabalhadores. Proeja. Permanência. Evasão. Conhecimento técnico-científico.. Orientadora: Daniella de Souza Bezerra. 2019. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/499
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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