Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/498
Tipo: Dissertação
Título: A integração da matemática com a língua portuguesa em contextos escolares: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): The integration of mathematics with the Portuguese language in school contexts: a didactic sequence proposal for elementary school I
Autor(es): Barros, Geilanes Alves do Nascimento
Primeiro Orientador: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: A adoção de práticas de leitura e escrita evolvendo conceitos matemáticos pode se constituir como um fator determinante para o sucesso escolar dos alunos. Mais do que isso, ao longo do processo de escolarização, a integração de práticas linguísticas com a Matemática pode contribuir para a formação do leitor e produtor de textos autônomo, crítico e reflexivo, capaz de articular os enunciados matemáticos à produção de sentidos socialmente situados. O objetivo geral deste trabalho foi investigar as contribuições da integração entre Língua Materna e ensino de Matemática para a formação do aluno do Ensino Fundamental I enquanto sujeito capaz de mobilizar os conceitos matemáticos em situações de interação verbal. Para tanto, partimos da categoria linguística de sequência didática, formulada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), integrada aos seguintes gêneros textuais: gráfico, tabela e bilhete. Os objetivos específicos desta pesquisa, realizada em uma turma do 5º ano de uma escola pública de Jataí-Goiás, foram: identificar as concepções de linguagem predominantes no ensino de Matemática da escola pesquisada: analisar o tratamento que é dado à integração entre língua materna e Matemática em uma prática de ensino observada; desenvolver e aplicar uma sequência didática interdisciplinar, pautada na articulação de aspectos sintáticos e semânticos do ensino de Matemática (GOMÉZ-GRANELL, 1997); analisar as possíveis contribuições da ferramenta sequência didática para a formação do aluno como leitor de enunciados matemáticos e como produtor de textos a partir desses enunciados. Além da categoria teórico-metodológica sequência didática, esta pesquisa adotou como base teórica principal os fundamentos interacionistas de Vygotsky (1998) sobre a linguagem e o desenvolvimento humano; o conceito de gênero, desenvolvido por Bakhtin (2011); as teorizações sobre a relação entre a língua materna e o ensino de Matemática, oriundos da Matemática Aplicada e as teses de Gómez-Granell (1997); sobre a articulação dos enfoques sintático e semântico no ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Como instrumento de coleta e análise de dados, o trabalho pautou-se na observação direta na sala de aula e na aplicação de uma sequência didática. O produto educacional desta pesquisa consistiu na elaboração de um guia instrucional para a realização de minicursos de capacitação pedagógica sobre o uso de sequências didáticas no Ensino Fundamental I.
Abstract: The adoption of reading and writing practices that is involving mathematical concepts may constitute as a determinant factor to scholar success of student. More than this, during the schooling process, the integration of linguistic practices with Mathematics can contribute to reader training and freelance text producer, critical, reflexive, able to articular the mathematical statements to the meaning production socialy situated. The main goal of this work is to investigate the contribution of integration between mother tongue and mathematical teaching to the student training of Elementary School I, as subject able to mobilize the mathematical concepts in situation of verbal interacto. So I use the linguistic categories of didactic sequences, written by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), integrated by textual genres: graphics, tabs and ticket. The specifc mains of this search, is done in a class of 5ºth grade in a public school in Jataí-Goiás. The first main is to identify the predominant language conception to the mathematic teaching at the researched school. The second is to analyse the treatment is given to integration between mother tongue and mathematic in the observed teaching practice. The third is to develope and to apply interdisciplinary didactic sequence, based on the articulation of syntactic and semantic aspects of the mathematical teaching. (Gomes-Granell 1977). The last is to analyse the possible contribution of didactic sequence to the students training as the reader of mathematical statements and like text producer of this statements, besides of the categories of theorical and metodologic didactic sequence, this search is adopted like main theorical methods, to the interacionista of Lev Vygotsky (1998) about the language human development, the concept of genre developed by Bakhtin (2011) , the ideas about the relationship between Mother Tongue and Mathematic Teaching, is gone by Aplicated Mathematical and the theses of Gomes- Granell (1977);about the articulation of the sintatic and semantic aspects of Mathematical Teaching. This work treats of qualitative search to the kind pedagogical interventation. As the tool of collect and data analyses, this work is based on the direct observation on the classroom and on application of didatic sequence in the Elementary School I.
Palavras-chave: Escrita e Matemática
Writing and Mathematical
Sequência didática
Didatic sequence
Ensino de Matemática
Math teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: BARROS, Geilanes Alves do Nascimento. A integração da matemática com a língua portuguesa em contextos escolares: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental I. 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/498
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Geilanes Alves do Nascimento Barros.pdfDissertação4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Geilanes Alves do Nascimento Barros.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.