Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/497
Tipo: Dissertação
Título: Os egressos do PIBID: o saber e fazer docente em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Graduates of PIBID: teaching knowledge and teaching in the classroom
Autor(es): Nakade, Jéssica Pereira de Oliveira
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde
metadata.dc.contributor.referee1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Belisário, Celso Martins
Resumo: Esta pesquisa, cujo objeto de estudo é o saber e o fazer docente dos egressos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), faz parte da linha de pesquisa - Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática, que tem como sublinha de pesquisa: Políticas e gestão da educação e da sala de aula. O Pibid trata-se de uma política pública educacional criada para contribuir com a formação de professores e incentivar a atuação na docência, principalmente, na educação básica. A pesquisa foi realizada a partir da seguinte questão: quais as contribuições do Pibid para a aprendizagem docente de egressos do curso de Licenciatura em Química do IFG Campus Itumbiara e IF Goiano Campus Rio Verde? Para responder a esta pergunta, buscou-se, como objetivos, identificar as contribuições do Pibid para o saber e o fazer docente de egressos do curso de Licenciatura em Química do IFG Campus Itumbiara e IF Goiano Campus Rio Verde, além de elaborar um produto educativo para ser utilizado como estratégia de formação, cujo elemento central foi um vídeo organizado a partir das falas dos egressos do Pibid, conjuntamente à sistematização de textos e atividades diversas. As atividades realizadas tiveram o foco de promover a reflexão sobre o saber e o fazer dos participantes, no que diz respeito à profissão docente, e, conjuntamente, foi apresentado o vídeo com as percepções de cinco licenciados em Química docentes e egressos do Pibid para suscitar a análise. Posteriormente, após a aplicação do produto, foram recolhidas, em forma de memorial reflexivo, as narrativas de um grupo composto por quatro professoras que evidenciaram, a partir da reflexão suscitada pelas narrativas dos egressos e outras ações, suas infelicidades, tristezas, preocupações com a realidade imposta, dificuldades pessoais, bem como indicaram evidente contentamento com o trabalho realizado em relação ao processo ensino-aprendizagem, enfim, seu crescimento pessoal e profissional. Assim como os egressos do Pibid, as professoras, que participaram do desenvolvimento do produto educacional, destacam como evidente o papel social da educação e a reflexão constante para a sua prática docente. Concluímos, portanto, que o uso das narrativas, como estratégia de recolha de dados e como alternativa formativa, suscitou aos participantes refletir sobre a sua prática em sala de aula, reviver fatos vividos e incorporados à sua prática docente, o que é um movimento importante, ao passo que permite analisar fragilidades, propor meios de superação a questões pontuais no sentido de melhor a qualidade do ensino-aprendizagem e educação.
Abstract: This research whose object of study is the knowledge and the teaching of the graduates of the Teaching Initiation Program (Pibid), is part of the research line - School organization, teacher training and Education for Science and Mathematics, which has as research underline: Education and classroom policies and management. Pibid is a public educational policy designed to contribute to the training of teachers and encourage the performance in teaching, especially in basic education. The research was based on the following question: what are Pibid's contributions to the teaching learning of graduates of the Degree in Chemistry course at IFG Campus Itumbiara and IF Goiano Campus Rio Verde? To answer this question, the objective was to identify the contributions of Pibid to the knowledge and teaching of graduates of the Degree in Chemistry course at IFG Campus Itumbiara and IF Goiano Campus Rio Verde and to produce an educational product to be used as a training strategy whose central element was a video organized from the speeches of Pibid graduates, together with the systematization of texts and various activities. The activities carried out focused on promoting reflection on the participants' knowledge and practice regarding the teaching profession, and together the video was presented with the perceptions of five graduates in chemistry teachers and graduates from Pibid to follow the analysis. Subsequently, after the application of the product were collected, in the form of reflective memorial, the narratives of a group consisting of four teachers who showed from the reflection raised by the egressed narratives and other actions, their unhappiness, sadness, concerns about the reality that personal difficulties, as well as indicated evident satisfaction with the work done in relation to the teaching-learning process, in short, their personal and professional growth. Thus, like Pibid graduates, the teachers who participated in the development of the educational product highlight as evident the social role of education and the constant reflection for their teaching practice. We conclude, therefore, that the use of narratives as a data collection strategy and as a formative alternative, prompted participants to reflect on their classroom practice, relive facts lived and incorporated into their teaching practice, which is an important movement for the students. This allows us to analyze weaknesses, propose ways of overcoming specific issues in order to improve the quality of teaching-learning and education.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Initial teacher’s formation
Pibid
Pibid
Narrativas formativas
Formative narratives
Aprendizagens da docência
Teaching learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: NAKADE, Jéssica P. O. Os egressos do PIBID: o saber e fazer docente em sala de aula. Orientadora: Rosenilde Nogueria Paniago. 2019. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/497
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Jéssica Pereira de Oliveira Nakade.pdfDissertação1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Jéssica Pereira de Oliveira Nakade.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação960,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.