Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/492
Tipo: Dissertação
Título: Ende-elétrica: uma sequência didática para o ensino de potência elétrica em cursos técnicos do IFG - Câmpus Jataí
Título(s) alternativo(s): Ende-electric: a didactic sequence for teaching electric power in technical courses at IFG - Câmpus Jataí
Autor(es): Assis, Danillo Vaz Borges de
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Junior, Aladir Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee3: Inocêncio, Ana Carolina Gondim
Resumo: Essa pesquisa relata o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica aplicada a alunos do curso Técnico Integrado Integral de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí no contexto da disciplina de Eletricidade Básica. Foi desenvolvida a partir da utilização de uma WebQuest (WQ) que buscou seguir princípios do ensino desenvolvimental de Davidov (ED). Na realidade de ensino de muitas escolas ainda predomina a forma de ensino tradicional, sendo que a introdução de um paradigma de ensino diferenciado como foi o caso do proposto nessa pesquisa, fez com que os alunos encontrassem contradição entre o que estavam acostumados a realizar em sala de aula e como deveriam executar frente ao novo paradigma de ensino proposto por Davidov. Para tanto, objetivou-se estudar as contribuições de uma WQ, modelada com base no ensino desenvolvimental de Davidov (WQED), para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Potência Elétrica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica, pois aconteceu em ambiente real da atuação profissional do pesquisador, possuir caráter aplicado, cujo objetivo foi de solucionar problemas de âmbito do ensino-aprendizagem no contexto de sala de aula, ter dados colhidos e analisados sistematicamente e apresentados como resultados capazes de produção de conhecimento. De forma especial, foi criado um produto educacional (PE), em formato de uma sequência didática (SD), a qual foi desenvolvida junto à uma turma de sujeitos de pesquisa ao longo de cinco encontros de uma hora e meia cada, onde foi estudado o objeto de ensino Potência Elétrica. O desenvolvimento dessa pesquisa trouxe como resultados a reflexão sobre a postura passiva dos alunos quando estão estudando. A quebra de paradigma de estudo pode ser desconfortável a eles e, portanto, alguns dos alunos agem de forma como se não soubessem o que devem fazer. Além disso, mostrou que a utilização das Tecnologias da Informa- ção e Comunicação (TIC), apoiadas por um referencial teórico contribui para o êxito do processo de aprendizagem dos alunos, mas que não devem ser consideradas como a única solução. Além disso, aponta para o potencial da teoria do ED, em alterar a forma como os alunos se apropriam dos conceitos. Entretanto, é importante que seja aplicada desde a infância para que não exista a quebra de paradigmas mencionados a pouco. Para além desses resultados, é importante mencionar que se trata de uma ferramenta didática de apoio aos professores a fim de que as possam utilizar a fim de trabalharem no desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como trabalhos futuros indica-se o desenvolvimento de uma WQ que apoie os alunos no desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução matemática dos problemas relacionados ao objeto de ensino. Outra sugestão está na extensão do prazo de aplicação da SD para que os alunos possam ter tempo hábil para que se acostumem com a mudança do ensino de um paradigma tradicional para o paradigma do ED.
Abstract: This research reports the development of a pedagogical intervention applied to students of the Integral Integrated Technical Course of Maintenance and Support in Informatics of the Instituto Federal from Goiás, Câmpus Jataí, in the context of the discipline of Basic Electricity. It was developed from the use of a WebQuest (WQ) that sought to follow Davidov's principles of developmental teaching (DT). In the reality of teaching in many schools the traditional teaching mode still predominates, and the introduction of a differentiated teaching paradigm as was the case of the one proposed in this research, made the students find contradiction between what they were accustomed to perform in the classroom and how they should perform in the face of the new teaching paradigm proposed by Davidov. In order to do so, the objective was to study the contributions of a WQ, modeled on Davidov's developmental teaching (WQDT), for the teaching and learning of Electric Power content. For the development of this research, the qualitative approach of the type of pedagogical intervention was addopted, since it happened in a real environment of the professional performance of the researcher, having an applied character, whose objective was to solve problems of teaching-learning in the context of classroom, and to have data collected and analyzed systematically and presented as results capable of producing knowledge. In particular, an educational product (EP) was created as a didactic sequence (DS), which was developed together with a group of research subjects over five of one and a half hour meetings, where it was studied the object of teaching Electric Power. The development of this research brought as a result the reflection on the passive posture of the students when they are studying. The breaking paradigm of study may be uncomfortable for them, and therefore some of the students act in a way that they do not know what they should do. In addition, it showed that the use of Information and Communication Technologies (ICT), supported by a theoretical framework, contributes to the success of the students' learning process, but should not be considered as the only solution. In addition, it points to the potential of DE theory in changing how students appropriate concepts. However, it is important that it be applied since from their childhood so that there is no break in the paradigms just mentioned. In addition to these results, it is important to mention that it is a didactic tool to support teachers so that they can use them in order to work on the development of students' theoretical thinking. As future work is indicated the development of a WQ that supports students in the development of skills aimed at the mathematical resolution of problems related to the object of teaching. Another suggestion is the extension of the SD application period so that students can have time to become accustomed to changing the teaching of a traditional paradigm to the ED paradigm.
Palavras-chave: ensino desenvolvimental
developmental teaching
ensino de física
physics teaching
intervenção pedagógica
pedagogical intervention
Webquest
Webquest
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Assis, Danillo Vaz Borges de. Ende-elétrica: uma sequência didática para o ensino de potência elétrica em cursos técnicos do IFG - Câmpus Jataí. Orientador: Rodrigo Claudino Diogo. 2019. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG, Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/492
Data do documento: 5-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Danillo Vaz Borges de Assis.pdfDissertação2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Danillo Vaz Borges de Assis.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação369,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.