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Tipo: Dissertação
Título: Educação de surdos e a (d)eficiência na formação de professores
Título(s) alternativo(s): Educação de surdos e a (d)eficiência na formação de professores
Autor(es): Souza, Giselma Ribeiro
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rita Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Castro Júnior, Gláucio de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como tem ocorrido a inclusão efetiva do aluno Surdo na escola regular e analisar como se deu o processo de formação dos professores que atuam com alunos Surdos na cidade de Jataí/GO. Para a consolidação dos objetivos deste trabalho, adotamos a pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso,os instrumentos para coleta de dados se constituíram nas observações das aulas de Ciências de duas escolas públicas da rede regular de Jataí,análise das ementas da disciplina de Libras dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), regional Jataí e do curso de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí, bem como a análise do questionário aplicado aos participantes do produto educacional. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos Surdos têm sido inseridos no sistema regular de ensinos em que a escola esteja preparada para recebê-lo e atender suas especificidades, que embora haja legislações que garanta a inclusão plena do aluno Surdo fica evidente que a escola inclusiva apresentada na documentação, certamente não reflete a realidade da grande maioria das escolas regulares. Percebemos com a leitura das ementas que o foca da disciplina de Libras nas licenciaturas é o ensino de léxicos, no qual o objetivo é o ensino da língua e que há diferenças quanto à carga horária oferecida, que as ementas carecem de conhecimentos acerca de abordagens metodológicas que possibilitem conhecer o Surdo e suas especificidades educativas, conhecimento dos direitos do povo Surdo, de sua cultura e identidade, também pelo estudo de metodologias adequadas para trabalhar com alunos Surdos, materiais que contemplem o visual, formas avaliativas e processo de ensino capazes de valorizar a aprendizagem deles. Refletindo sobre essas questões e no intuito amenizá-las, propomos como intervenção metodológica por meio de um curso de extensão de quarenta horas intitulado: Repensando a educação de Surdos: reflexões sobre práticas pedagógicas, com o propósito de colaborar com a formação continuada dos professores, no sentido de auxiliá-los a trabalhar com alunos Surdos. Esse curso teve como intuito orientar os professores sobre as especificidades culturais, linguística e pedagógicas destes sujeitos. Concluímos que mesmo que a disciplina de Libras não resolva todos os problemas, e que, muitas vezes, apenas ela não seja suficiente para atender as necessidades da formação dos professores, é indiscutível sua importância na matriz curricular das licenciaturas, pois ela possibilita a discussão sobre a educação dos Surdos pelos futuros docentes, possibilitando minimizar as barreiras educacionais contidas na inclusão efetiva do Surdo na escola regular.
Abstract: This study aims at understanding how the inclusion of the Deaf student in the regular school has occurred and at analyzinghow the teacher training process destined for teachers-to-be, who will work with Deaf students, occurred in the city of Jataí/GO. In order to consolidate the objectives of this work, we adopted the qualitative research approach, more specifically the case study method. The observation of Science lessons of two public schools in Jataí; the analysis of the course description of the discipline LIBRAS of the Biological Sciences, Physics and Chemistry courses of the Federal University of Goiás, as well as of the Physics course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, Campus Jataí; and the analysis of the questionnaire applied to the participants of the final product constitutedthe data collection instruments. The results show that Deaf students have been included in the regular system of teaching, but that the school is unprepared to receive them andto attend their specificities; that, although there are legislations that guarantee the full inclusion of the Deaf student in the regular school, it is evident that the inclusive school presented in documentation, certainly does not reflect the reality of the vast majority of these schools. We also notice, from the reading of the course descriptions, that the focus of the discipline LIBRAS in the courses destined for teachers-to-be is the teaching of lexicons, in which the objective is the teaching of the structure of the language; that there are differences as to the hourly load offered by each institution; that the course descriptions lack knowledge about methodological approaches that allow the teachers-to-be to know their Deaf students andto know their educational specificities; that they lack knowledge of the rights of the Deaf people, of their culture and identity; and that they lack appropriate methodologies, materials that contemplate the Deaf students’ visual, and alternative forms of evaluation and teaching processes capable of enhancing their learning. Reflecting on these issues and in order to soften them, we proposeda methodological intervention through a 40-hour extension course entitled: Rethinking the education of the Deaf student: reflections on pedagogical practices, with the purpose of collaborating with the continuing education of teachers. This course aimed at guiding the teachers concerning the cultural, linguistic and pedagogical specificities of the Deaf subjects. We conclude that,even if the discipline of LIBRAS does not solve all the problems, and even if it alone, often, is not sufficient to meet the needs of teacher trainings, its importance in the curriculum of undergraduate courses for teachers-to-be is unquestionable, since it permits them to discuss the education of the Deaf student, and, thus, to minimize the educational barriers that the inclusion of this student in the regular school involves.
Palavras-chave: educação de surdos
Education of the deaf students
Formação de professores
Teacher training
Disciplina de Libras
Discipline LIBRAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Souza, Giselma Ribeiro de. Educação de surdos e a (d)eficiência na formação de professores. Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas. 2019. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/490
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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