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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental no ensino fundamental: relação das práticas educativas na escola com as políticas ambientais
Título(s) alternativo(s): Environmental education in elementary education: relationship between educational practices at school and environmental policies
Autor(es): Silva, Josemar Rosa da
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar, em uma escola da rede estadual de educação, a relação das práticas educativas com as políticas ambientais preconizadas nos documentos oficiais, consonantes com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. A seleção dos sujeitos teve como base os professores do 6º ano do ensino fundamental, vinculados à Subsecretaria Regional de Educação de Jataí – GO (Brasil). A teoria fundamentou-se sobre a concepção da Educação Ambiental por meio de abordagem crítica, destacando-se o pensamento ambiental e a racionalidade ambiental, por Enrique Leff; a práxis educativa transformadora, por Carlos Loureiro, com enfoque interdisciplinar e contextualizado. Adotou-se a metodologia da pesquisa do tipo observações in loco, de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e os registros fotográficos realizados no ambiente educacional. Foram estabelecidos como objetivos específicos, verificar se os documentos oficiais da escola abordavam o tema ambiental; identificar se nas práticas educativas se observavam evidências do pensamento ambiental; aplicar entrevista semiestruturada aos docentes para identificar o entendimento do tema ambiental. Para a análise, propôs-se uma prática educativa, aplicada e avaliada de acordo com a concepção crítica de Educação Ambiental. O produto educacional tratou de um material de apoio pedagógico com orientações e sugestões, de modo a subsidiar os professores do ensino fundamental do Estado de Goiás na preparação e realização das suas atividades pedagógicas e práticas educativas interdisciplinares. Os resultados indicaram que é preciso colocar em vigor a legislação existente no país sobre a Educação Ambiental. Além disso, a equipe de professores deve participar efetivamente da elaboração dos documentos oficiais da escola e receber o apoio formativo de caráter ambiental para promover o saber ambiental do cidadão.
Abstract: The present research had the objective of analyzing, in a public school the relation of the educational, practices with the environmental politics advocated in the official documents according with the Federal Constitution, the Law of Directives and Bases of National Education, and the National Curricular Guidelines for the Environmental Education. The selection of the individuals was based on the 6th grade teachers of the elementary school, linked on the Regional Subsecreatry of Education in Jataí – Goias (Brazil). The theory was based on the conception of the Environmental Education through a critic approach, excelling the environmental thoughts and the environmental rationality, by Enrique Leff; the transformative educational praxis, by Carlos Loureiro, with focus cross-curricular and contextualized. It was adopted the methodology of research in loco, with qualitative approach. The instruments used were the semi-structured interview and the photograph files taken on the educational environment. It was established as specific targets to verify if the official documents from the school approach the environmental issue; identify if in the educational practices there was evidence of environmental thought; to apply a semi-structured interview to the teachers to identify the understanding of the environmental theme. For analysis it was proposed an educational practice, applied and assessed according with the critic conception of environmental education. As an educational product was dealt with supportive pedagogic material with orientations and instructions, so that it offers subsidies to the teachers from Goias elementary schools in the preparation and accomplishment of their pedagogical activities and interdisciplinary educative practice. The result indicated that is needed enforcement in the implementation of the Legislation that exists in the Country about the environmental education. Besides that, the team of instructors effectively participate of the elaboration of the official documents of the school and receive the monitor active support for environmental reason to promote the environmental knowledge of citizens.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
Políticas ambientais
Environmental politics
Prática educativa
Educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Silva, Josemar Rosa da.Educação ambiental no ensino fundamental: relação das práticas educativas na escola com as políticas ambientais . Orientadora: Sandra Regina Longhin. 2019. 169f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/489
Data do documento: 12-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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