Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/488
Tipo: Dissertação
Título: O horário de verão em debate: uma proposta para o ensino de física na EJA baseada nos Três Momentos Pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Daylight saving time in debate: a proposal for teaching physics at EJA based on the Three Pedagogical Moments
Autor(es): Lima, Fernanda Silva Rodrigues
Primeiro Orientador: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones de Deus
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo despertar a autonomia, criticidade e dialogicidade de uma turma de alunos da educação de jovens e adultos (EJA) nas aulas de Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa avaliar como uma SD baseada nos 3MP abordando o tema horário de verão, aplicada em uma sala de 2° período da EJA de uma escola pública da cidade de Jataí, estado de Goiás, pode contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos de Física e para um ensino mais dialógico e menos mecanicista, onde os alunos sejam estimulados à criticidade sobre situações de suas vivências. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência didática (SD) baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) abordando o tema horário de verão, em uma sala de segundo período da EJA de uma escola da rede pública estadual do município de Jataí, estado de Goiás. A SD, elaborada a partir da sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes, a cada encontro, foi aplicada em seis encontros de noventa minutos. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo e ministradas pela própria pesquisadora e autora desta dissertação. As análises dos vídeos e dos trabalhos escritos feitos pelos alunos em cada encontro contribuíram para elaboração do encontro seguinte, assim como para verificação do avanço conceitual dos alunos sobre os conceitos físicos que envolvem a temática. Foram observados os aspectos comportamentais como: tomada de decisão, autonomia e dialogicidade dos alunos. Foi possível verificar que as atividades desenvolvidas estimularam a interação entre os estudantes, contribuindo para o surgimento de situações argumentativas e permitiram que vivenciassem aspectos do fazer científico. A SD, intitulada Horário de Verão em Debate foi o produto educacional desta pesquisa.
Abstract: The present work had as objective to awaken the autonomy, criticality and dialogicity of a group of students of youth and adult education (EJA) in the physics classes. This is a qualitative research that aims to evaluate how a SD based on 3MP approaching the daylight saving time theme, applied in a second period of the EJA of a public school in the city of Jataí, state of Goiás, can contribute to a better understanding of the contents of Physics and for a more dialogic and less mechanistic teaching, where students are encouraged to criticize situations of their experiences. For that, a didactic sequence (SD) based on the Three Pedagogical Moments (3MP) was elaborated and applied, addressing the theme of summer time, in a second period room of the EJA of a state public school in the municipality of Jataí, state of Goiás The SD, elaborated from the students' previous knowledge survey, at each meeting, was applied in six ninety minute meetings. The classes were recorded in audio and video and taught by the researcher and author of this dissertation. The analyzes of the videos and the written works done by the students at each meeting contributed to the elaboration of the next meeting, as well as to verify the conceptual progress of the students on the physical concepts that surround the theme. Behavioral aspects such as: decision making, autonomy and dialogicity of the students were observed. It was possible to verify that the activities developed stimulated the interaction between the students, contributing to the emergence of argumentative situations and allowed them to experience aspects of the scientific doing. The SD, titled Summer Time in Debate was the educational product of this research.
Palavras-chave: EJA
EJA
Ensino de física
Teaching physics
Sequência didática
Following teaching
Três Momentos Pedagógicos
Three Pedagogical Moments
Abordagem temática
Thematic approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Lima, Fernanda Silva Rodrigues. O horário de verão em debate: uma proposta para o ensino de física na EJA baseada nos Três Momentos Pedagógicos. Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza. 2019. 130f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/488
Data do documento: 21-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Fernanda Silva Rodrigues Lima.pdfDissertação3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Fernanda Silva Rodrigues Lima.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.