Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/487
Tipo: Dissertação
Título: A trajetória formativa docente para uso pedagógico de filme segundo a pedagogia histórico-crítica
Título(s) alternativo(s): The teacher training path for pedagogical use of film according to historical-critical pedagogy
Autor(es): Ferreira, Aderineide Ferreira
Primeiro Orientador: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Moaraes, Moema Gomes
Resumo: Os conhecimentos tecnológicos e culturais quando apropriados pelo professor por meio de uma formação adequada em sua prática efetiva, podem favorecer o ensino e a aprendizagem na sala de aula. Assim objetivamos investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para apropriação docente do filme como recurso pedagógico no ensino. Com o propósito de possibilitar a pesquisa, primamos em mapear alguns filmes que apresentem possibilidade de uso como recurso didático-pedagógico para o tratamento de conteúdos científicos e para obter conhecimentos que viabilizassem uma Proposta Formativa Docente, produto educacional da presente pesquisa,. Esta Proposta Formativa teve como objetivo, investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para apropriação docente do filme como recurso pedagógico no ensino. A formação foi realizada com um professor da disciplina de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Rio Verde, no estado de Goiás. Como questão norteadora, propusemos: quais as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para apropriação docente do filme como recurso pedagógico no ensino? Quanto à metodologia, a pesquisa é classifica como qualitativa fundada no método dialético. Como estratégias de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, além da observação do sujeito no decorrer da Proposta Formativa. No que diz respeito à Pedagogia Histórico-Crítica, a pesquisa se pautou em Saviani (1999, 2007, 2008, 2010, 2011a, 2011b), Gasparin (2015) e Duarte (2009). A apropriação do filme como recurso pedagógico teve como fundamento Napolitano (2015). Consideramos que a Pedagogia Histórico-Crítica permitiu ao professor, sujeito da presente pesquisa, a compreensão da dimensão políticopedagógica do papel docente. Ao mesmo tempo, contribuiu de forma qualitativa e orientadora com desenvolvimento e construção do pensamento teórico e autônomo desta pesquisadora.
Abstract: Technological and cultural knowledge, when appropriated by the teacher through adequate training in their effective practice, may favor teaching and learning in the classroom. Thus we aim to investigate the contributions of the Historical-Critical Pedagogy for teaching appropriation of the film as a pedagogical resource in teaching. With the purpose of enabling the research, we focused on mapping some films that have the possibility of use as a didacticpedagogical resource for the treatment of scientific contents and to obtain knowledge that would enable a Teaching Formative Proposal, the educational product of the present research. This Formative Proposal aimed to investigate the contributions of the Historical-Critical Pedagogy for teaching appropriation of the film as a pedagogical resource in teaching. The training was conducted with a teacher of the discipline of Natural Sciences in the final years of elementary school of a public school in the city of Rio Verde, Goiás state. As a guiding question, we proposed: what are the contributions of the Historical-Critical Pedagogy for appropriation? teacher of the film as a pedagogical resource in teaching? As for methodology, the research is classified as qualitative based on the dialectical method. As data collection strategies were used semi-structured interviews, besides the observation of the subject during the Formative Proposal. Regarding the Historical-Critical Pedagogy, the research was based on Saviani (1999, 2007, 2008, 2010, 2011a, 2011b), Gasparin (2015) and Duarte (2009). The appropriation of the film as a pedagogical resource was based on Napolitano (2015). We consider that the Historical-Critical Pedagogy allowed the teacher, subject of the present research, to understand the political-pedagogical dimension of the teaching role. At the same time, she contributed in a qualitative and guiding way with the development and construction of this researcher's theoretical and autonomous thinking.
Palavras-chave: Formação docente
Teacher training
Tecnologia e educação
Technology and education
Ciência da natureza
Natural sciences
Pedagogia histórico-crítica
Historical-Critical Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Honorato, Aderineide Ferreira. A trajetória formativa docente para uso pedagógico de filme segundo a pedagogia histórico-crítica. Orientadora: Joana Peixoto. 2019. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/487
Data do documento: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Aderineide Ferreira Honorato.pdfDissertação1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Aderineide Ferreira Honorato.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.