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Tipo: Dissertação
Título: A (in)visibilidade da produção científica feminina nos livros didáticos de biologia, física, química e matemática do ensino médio aprovados no PNLD para o período de 2009 a 2020 na cidade de Caçu-GO
Título(s) alternativo(s): The (in) visibility of female scientific production in high school biology, physics, chemistry and mathematics textbooks approved in the PNLD for the period from 2009 to 2020 in the city of Caçu-GO
Autor(es): Silveira, Maria Lucimar Alencar de Sousa
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Carmem Lúcia
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a produção científica feminina. A participação feminina e a masculina na produção científica não podem ser compreendidas fora dos contextos sociais e culturais em que estão inseridas. Buscou-se, assim, apresentar subsídios que propiciassem a reflexão sobre as relações de gênero, evidenciando questões que contribuíram e ainda contribuem para a não visibilidade das mulheres na ciência. O objetivo da pesquisa foi analisar como a produção científica feminina é representada nos livros didáticos de Biologia, de Física, de Química e de Matemática que foram aprovados no Programa Nacional do Livro Didático-PNLD do Ensino Médio de 2009 a 2020 na cidade de Caçu - GO. A questão da pesquisa é: qual a visibilidade da produção científica feminina em livros didáticos de Química, Física, Biologia e Matemática, PNLD de 2009 a 2020? O método escolhido para a pesquisa é o materialista-histórico-dialético por permitir a pesquisadora aprofundar-se nas causas e nas consequências do tema estudado. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico, as leituras e os fichamentos realizados. O resultado dos livros analisados aponta a predominância da produção científica masculina em relação à feminina, ao ocultar sua importância ao longo dos séculos. O que contribui para a invisibilização da mulher como cientista. Assim, como produto educacional foi confeccionado um e-book sobre as contribuições das mulheres para o campo de estudo analisado, desmitificando o discurso oficial.
Abstract: The theme of this research is female scientific production. Female and male participation in scientific production cannot be understood outside the social and cultural contexts in which they are inserted. Therefore, we sought to present subsidies that provide reflection on gender relations, highlighting issues that have contributed and still contribute to the non-visibility of women in science. The aim of this research was to analyze how female scientific production is represented in Biology, Physics, Chemistry and Mathematics textbooks that were approved by the National High School Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), from 2009 to 2020 in Caçu, Goiás. The research question is: what is the visibility of female scientific production in Chemistry, Physics, Biology and Mathematics textbooks according to PNLD from 2009 to 2020? The historical dialectical materialist method was chosen for this research, because it allows the researcher to delve into the causes and consequences of the theme she is studying. As for the methodology, it is a qualitative approach research, having as methodological instruments, the readings and recordings performed. The result of the analyzed books points to the predominance of male over female scientific production, and this contributes to making women invisible as scientists, hiding their importance throughout the centuries. Thus, as an educational product, an e-book about the contributions of women to the field of study analyzed was made.
Palavras-chave: Mulheres cientistas
Scientists women
Invisibilidade feminina
Female invisibility
PNLD
PNLD
Ensino Médio
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVEIRA, Maria Lucimar Alencar de Sousa. A (in)visibilidade da produção científica feminina nos livros didáticos de biologia, física, química e matemática do ensino médio aprovados no PNLD para o período de 2009 a 2020 na cidade de Caçu-GO. Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas. 2019. 160f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/485
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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