Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/484
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições de um software na perspectiva da investigação matemática durante uma formação continuada para professores que ensinam matemática em escolas públicas: potencialidades para aulas de matemática com o Geogebra
Título(s) alternativo(s): Contributions of software from the perspective of mathematical research during continuing education for teachers who teach mathematics in public schools: potential for math classes with Geogebra
Autor(es): Amorim, Luis Pereira de
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Glen Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Bustos, Cristina Patricio Novoa
Resumo: A presente pesquisa discute “Que possíveis contribuições o software GeoGebra propicia aos professores que ensinam matemática, numa investigação-ação durante um curso de formação continuada?”. Para essa reflexão, foi realizado um curso de formação presencial com a participação de cinco professores de matemática, pautado na proposta construcionista contextualizada. O objetivo desse estudo é identificar as contribuições do GeoGebra nas aulas de matemática, com turmas do 1º ano do ensino médio em escolas estaduais na cidade de Barra do Garças-MT, numa investigação-ação durante uma formação continuada para esses professores. A metodologia da pesquisa adotada foi a investigação-ação com traços da prática reflexiva da pesquisa ação e pesquisa-ação pedagógica. A produção de dados aconteceu por meio das observações, notas de campo, questionários de entradas, fichas avaliativas dos encontros, questionários finais e depoimentos dos cursistas, relatórios, gravações de áudios das socializações de alguns encontros da formação e das aulas ministradas pelos cursistas nas ações planejadas. De acordo com a produção de dados, constatou-se que o GeoGebra contribuiu com as validações dos conceitos matemáticos, de forma dinâmica e investigativa, e que os professores reconhecem a importância do uso do software em suas aulas, mas têm dificuldades em utilizá-las como ferramenta pedagógica em consequência de pouca formação nessa linha e das infraestruturas inadequadas das escolas, mesmo depois de se qualificarem.
Abstract: This research discusses, "What possible contributions does GeoGebra software provide the teachers of mathematics, through an action-investigation during a continuing education course?”. For this reflection, a classroom training course was held with the participation of five math teachers, based on the contextualized constructionist proposal. The objective of this study is to identify the contributions of GeoGebra in math classes, with classes of the first year of high school in states schools in the city of Barra do Garças-MT, in an action-investigation during a continuous formation for these teachers. The research methodology adopted was actio-investigation with traces of the reflexive practice of action research and pedagogical action research. The production of data took place through observations, field notes, entry questionnaires, meeting evaluation sheets, final questionnaires and testimonials from the students, reports, audio recordings of the socialization of some training meetings and classes given by the students. course planners. According to the data production, it was found that GeoGebra contributed to the validations of mathematical concepts, dynamically and investigatively, and that teachers recognize the importance of using the software in their classes, but have difficulties in using them as a pedagogical tool as a result of little training in this line and inadequate school infrastructure, even after qualifying.
Palavras-chave: Formação do professor
Teacher training
Software Geo Gebra
GeoGebra software
Pesquisa ação-reflexiva
Action-reflective research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: AMORIM, Luis Pereira de. Contribuições de um software na perspectiva da investigação matemática durante uma formação continuada para professores que ensinam matemática em escolas públicas: potencialidades para aulas de matemática com o Geogebra. Orientador: Adelino Cândido Pimenta. 2019. 224f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/484
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Luis Pereira de Amorim.pdfDissertação4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Luis Pereira de Amorim.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.