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Tipo: Dissertação
Título: O aplicativo @Voice como facilitador do processo de avaliação em ciências de estudantes disléxicos
Título(s) alternativo(s): The @Voice app as a facilitator of the science assessment process for dyslexic students
Autor(es): Silva, Fernanda Cândido e
Primeiro Orientador: Ribeiro, Eveline Borges Vilela
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Eveline Borges Vilela
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Benite, Claudio Roberto Machado
Resumo: Esta pesquisa se refere à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), através do aplicativo @Voice, como ferramenta pedagógica de inclusão, de maneira que auxilie os estudantes do Ensino Fundamental com dislexia no processo de avaliação da disciplina de Ciências. O principal objetivo da pesquisa é compreender as possibilidades de melhorias do processo de ensino e aprendizagem, dos estudantes com dislexia do ensino fundamental, utilizando um aplicativo de leitura nas etapas avaliativas das aulas de Ciências. Para tanto, buscou-se esclarecer o seguinte questionamento: Com a utilização de um aplicativo de leitura durante os momentos avaliativos em sala de aula, os estudantes disléxicos obtêm melhor desempenho nessas etapas? Foi utilizada a abordagem qualitativa, e para a coleta de dados foram empregadas entrevistas semiestruturadas, com os quatro estudantes disléxicos de uma escola pública da cidade de Jataí, bem como com seus responsáveis. As entrevistas foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e foram realizadas antes e depois da utilização do aplicativo @Voice. Para a avaliação dos dados coletados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin a partir dos principais temas abordados pelos estudantes com dislexia e seus responsáveis. Por fim, concluiu-se que a utilização do @Voice, como instrumento pedagógico, pode auxiliar os alunos com dislexia, uma vez que estes têm uma melhor compreensão da linguagem escrita quando os textos são lidos para eles e isso facilitou o processo de avaliação de conteúdos na disciplina de Ciências. Como produto final foi elaborada e aplicada uma oficina para os professores da escola participante da pesquisa. A oficina consistiu na apresentação dos resultados obtidos através da pesquisa e as possibilidades didático-metodológicas que as TIC podem oferecer nos espaços formais de ensino
Abstract: This research refers to the use of information and comunnication technologies (ICT), through the @Voice application, as a pedagogical inclusion tool in order to help Elementary School students with dyslexia in the process of evaluation of the science discipline. The main aim of this research is to comprehend the possibilities of improvements in the teaching and learning process of students with dyslexia of elementary school using a reading application in the evaluative stages of science classes. Therefore, we sought to clarify the following question: By using a reading application during assessment in classroom, do dyslexic students get better performance in these stages? It was used the qualitative approach and to collect date, semi-structured interviews were conducted with the four dyslexic students from a public school in the city of Jataí, as well as their guardians. The interviews were recorded in audio and later transcribed and carried out before and after using the @Voice application. For the evaluation of the collected data, it was used the Bardin’s contente analysis based on the main themes approached by the dyslexic students and their guardians. Lastly, it was concluded that the use of the @Voice application as a pedagogical tool can assist students with dyslexia once they have a better understanding of written language when the texts are read to them and this made it easier the process of evaluating the contents in the science subject. As a final product a workshop was prepared and applied to the teachers of the school participating in the research. The workshop consisted in presenting the results obtained through the research and the didatic-methodological possibilities that ICTs can offer in formal teaching spaces.
Palavras-chave: Dislexia
Dyslexia
Inclusão
Inclusion
Ciências
Science
Tecnologia de Informação e Comunicação
Information and Comunnication Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Fernanda Cândido e. O aplicativo @voice como facilitador do processo de avaliação em ciências de estudantes disléxicos. Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro. 2019. 98f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/483
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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