Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/482
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento do pensamento algébrico através da resolução de problemas e suas contribuições para aprendizagem de equações do primeiro grau
Título(s) alternativo(s): The development of algebraic thinking through problem solving and its contributions to learning first degree equations
Autor(es): Campos, Wagna Mendes Vieira
Primeiro Orientador: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, José Pedro Machado
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma investigação que buscou compreender como a resolução de problemas poderia contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico, de estudantes do 7° ano do ensino fundamental, e quais as suas implicações para aprendizagem dos conceitos relacionados às equações de primeiro grau, e, a partir disso, produzir uma sequência didática capaz de orientar professores que buscam um ensino diferenciado e eficiente sobre esses conceitos. Buscando alcançar esse objetivo, foi elaborado e aplicado um plano de ensino em que a pesquisadora, pondo-se como professora, buscou identificar, nos alunos investigados, a presença, ou não, de pensamento algébrico. Ademais, por meio desse diagnóstico, colocar em prática a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para fazer emergir, nesses estudantes, um pensamento algébrico, dentro das três vertentes estabelecidas nos referenciais teóricos deste trabalho, e a partir disso, levar os estudantes a conceberem conceitos relacionados às equações de primeiro grau. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, e, para nortear as ações desenvolvidas, enquanto pesquisa científica, teve como apoio o Modelo Metodológico de Thomas A. Romberg. A coleta de dados foi feita durante a aplicação do plano de ensino, por meio da observação da pesquisadora; registros em caderno de campo; trabalhos produzidos pelos alunos; e gravações das aulas, em áudios e vídeos. Como resultado foi produzido um Produto Educacional, por meio de uma Sequência Didática, para auxiliar outros professores e pesquisadores. Desse modo, evidenciaram-se contribuições significativas sobre o entendimento das diversas formas de raciocínio de um estudante, frente a um problema de matemática; promoveu-se a capacitação da pesquisadora, em formação continuada; e foram levantadas outras questões que poderão servir de base para novas pesquisas.
Abstract: This work aims to present the result of an investigation that wanted understanding how problem solving could contribute to the development of algebraic thinking of 7th grade students’, and its implications for learning concepts related to equations, and, then, produce a didactic sequence capable of guiding teachers who seek a differentiated and efficient teaching on these concepts. Seeking to achieve this goal, a teaching plan was elaborated and implemented in which the researcher, working herself as a teacher, sought to identify, in the investigated students, the presence or not of algebraic thinking. Moreover, through this diagnosis, put into practice the Methodology of Teaching-Learning-Evaluation of Mathematics through Problem Solving to bring out, in these students, an algebraic thought, within the three strands established in the theoretical references of this work, to take students then conceive concepts related to the equations of the first degree. This research was qualitative and, to guide the actions developed, as a scientific research, was supported by the Thomas A. Romberg Methodological Model. Data collection was made during the application of the teaching plan, through the observation of the researcher; field notebook records; works produced by students and recordings of classes with audios and videos. As a result, an Educational Product was produced through a Didactic Sequence to assist other teachers and researchers. Thus, significant contributions were evidenced on the understanding of the various forms of reasoning of a student, facing a mathematical problem; The researcher was trained in continuing education and other questions were raised that could serve as a basis for further research.
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Algebraic thinking
Resolução de problema
Problem solving
Equações do Primeiro Grau
Equations of the First Fegree
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: CAMPOS, Wagna Mendes Vieira. O desenvolvimento do pensamento algébrico, através da resolução de problemas, e suas contribuições para aprendizagem de equações do primeiro grau . Orientador: Nilton Cezar Ferreira. 2019. 205f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/482
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Wagna Mendes Vieira Campos.pdfDissertação12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Wagna Mendes Vieira Campos.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação11,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.