Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/481
Tipo: Dissertação
Título: Educação matemática para surdos: contribuições de um glossário para o ensino de probabilidade e estatística
Título(s) alternativo(s): Mathematics education for the deaf: contributions of a glossary for teaching probability and statistics
Autor(es): Martins, Leila Alves
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Vanda Domingos
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar e compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos, intérpretes de Libras e professores no que tange à escassez de terminologia específica para a disciplina de Matemática, com o objetivo de contribuir com o ensino de probabilidade e estatística, por meio da construção de um glossário. Para isso, nos apoiamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Iniciamos com observações no ambiente escolar, entrevista com intérpretes, e posteriormente um levantamento dos sinais existentes relacionados à probabilidade e estatística, e para validar a pesquisa, com o apoio da comunidade surda de Jataí, construímos um glossário com os sinais que não foram encontrados em dicionários, como proposta de produto. A análise das informações adquiridas ao longo da pesquisa nos permitiu concluir que existe uma defasagem de termos técnicos para diversas áreas, e a construção e disseminação de glossários auxiliam a aprendizagem de alunos surdos e demais profissionais da área, assim como, a difusão da Libras.
Abstract: This research aims to analyze and understand the difficulties faced by deaf students, Libras interpreters and teachers regarding the lack of specific terminology for the mathematics discipline, with the objective of contributing to the teaching of probability and statistics through building a glossary. For this, we support as a methodology the case study research, with qualitative approach. We started with observations in the school environment, interview with interpreters, and later a survey of the existing signs related to probability and statistics, and to validate the research, with the support of the deaf community of Jataí, we built a glossary with the signs that were not found in dictionaries as a product proposal. The analysis of the information acquired throughout the research allowed us to conclude that there is a gap in technical terms for several areas, and the construction and dissemination of glossaries help the learning of deaf students and other professionals in the area, as well as the dissemination of Libras.
Palavras-chave: Matemática
Mathematics
Surdez
Deafness
Língua Brasileira de Sinais
Brazilian Sign Language
Probabilidade e estatística
Probability and statistics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: MARTINS, Leila Alves. Educação matemática para surdos: contribuições de um glossário para o ensino de probabilidade e estatística. Orientador: Adelino Cândido Pimenta. 2019. 113f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/481
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Leila Alves Martins.pdfDissertação2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Leila Alves Martins.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação944,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.