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Tipo: Dissertação
Título: Revolução científica e a interdisciplinaridade como metodologia para ensinar alunos surdos e ouvintes
Título(s) alternativo(s): Scientific revolution and interdisciplinarity as a methodology to teach deaf and hearing students
Autor(es): Silva, Thayla de ALmeida
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo França
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Rodrigo França
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Edna Misseno
Resumo: O foco desta pesquisa recai no ensino do conteúdo de Revolução Científica para alunos Surdos e ouvintes, ambos com as mesmas condições de acesso a esse conteúdo. A interdisciplinaridade foi entendida como caminho a orientar esse percurso, pois, por meio dela, os saberes podem ser mais conectados e contextualizados, auxiliando o aprendizado dos alunos. Esta proposta surgiu de duas situações-problema identificadas: 1) quais são as adequações didáticas necessárias para ensinar o conteúdo de Revolução Científica para alunos Surdos e ouvintes do ensino fundamental II, visando à promoção do conhecimento pertinente? 2) de que maneira devem ser trabalhados os conceitos referentes a essa temática, de forma que tanto os alunos Surdos quanto os alunos ouvintes sejam realmente contemplados com esse conhecimento, visto que se trata de uma área do saber interdisciplinar? A fim de responder a essas questões de pesquisa, traçaram-se dois objetivos gerais: 1) compreender quais são as adequações didáticas necessárias para ensinar alunos Surdos de ensino fundamental II o conteúdo de Revolução Científica, a fim de promover o conhecimento pertinente; 2) traçar uma metodologia teórico-prática de ensino-aprendizagem que inclua o aluno Surdo e promova o aprendizado, para Surdos e ouvintes, do conteúdo de Revolução Científica e usá-la na construção de uma sequência didática em um viés interdisciplinar. A metodologia seguiu os princípios da pesquisa qualitativa e, para a coleta dos dados, foram utilizados questionários, pré-teste e pós-teste, e também a observação. A pesquisa foi do tipo Intervenção Pedagógica, visto que foram desenvolvidas atividades em sala com os alunos e foi utilizado, como método, o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin. Como a pesquisa está inserida em um Programa de Pós-Graduação Profissional, ela é ligada a fins práticos, ou seja, à oferta de opções para soluções de problemas no ensino, por isso o produto educacional proposto e desenvolvido é uma sequência didática com a utilização de uma hipermídia, disponibilizada aos alunos para manuseio, visando à geração de conhecimentos sobre o conteúdo. Essa hipermídia foi concebida numa perspectiva inclusiva, oportunizando um acesso mais equânime por alunos Surdos e ouvintes.
Abstract: The focus of this research is on teaching Scientific Revolution content to Deaf students and listeners, both with the same conditions of access to this content. The interdisciplinarity was understood as a way to guide this path, because, through it, knowledge can be more connected and contextualized, helping students' learning. This proposal emerged from two problem's situations identified: 1) what are the didactic adaptations needed to teach the content of Scientific Revolution to Deaf and listeners students of elementary school II, aiming at the promotion of pertinent knowledge? 2) how should the concepts related to this theme be worked on, so that both Deaf and hearing students are really contemplated with this knowledge, since it is an area of interdisciplinary knowledge? In order to answer these research questions, two general objectives were outlined: 1) to understand what are the didactic adaptations necessary to teach Deaf students of elementary school II the content of Scientific Revolution, in order to promote the pertinent knowledge; 2) trace a theoretical-practical methodology of teaching and learning that includes the Deaf student and promotes the learning for the Deaf and listeners of the content of Scientific Revolution and use it in the construction of a didactic sequence in an interdisciplinary bias. The methodology followed the principles of qualitative research and, for data collection, questionnaires; pre-test and post-test were used, as well as observation. The research was of the Pedagogical Intervention type, because we developed classroom activities with the students and Edgar Morin's Complexity Paradigm was used as a method. As research is part of a Professional Graduate Program, it is linked to practical purposes, that is, to offer options for problem solving in teaching, so the educational product proposed and developed is a didactic sequence using hypermedia, made available to students for handling, aiming at the generation of knowledge about the content. This hypermedia was conceived from an inclusive perspective, providing a fairer access for Deaf students and listeners.
Palavras-chave: Revolução Científica
Scientific Revolution
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Educação de surdos
Deaf education
Libras
LIBRAS (Brazilian Sign Language)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, T. A. Revolução científica e a interdisciplinaridade como metodologia para ensinar alunos surdos e ouvintes. Orientador: Rodrigo França Carvalho. 2019. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/480
Data do documento: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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