Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/479
Tipo: Dissertação
Título: Projetos de Pesquisa: a prática docente entrelaçada ao ensino de Ciências e de Arte a partir de temas ambientais
Título(s) alternativo(s): Research Projects: the teaching practice intertwined with the teaching of Science and Art from environmental themes
Autor(es): Fernandes, Shirley Alves de Souza
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Henrique Lima
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no município de Piranhas-GO, com estudantes e professores das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Militarizada Gercina Teixeira, tendo como objetivo geral investigar a proposta de ensino por projetos interdisciplinares entre Ciências e Arte, sobre temas ambientais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção pedagógica, em que se buscou responder a seguinte questão: quais contribuições para prática docente o trabalho com projetos de pesquisa pode oferecer na interdisciplinaridade entre Ciências e Arte, a partir de temáticas ambientais? Por se tratar de uma pesquisa de intervenção pedagógica, os estudantes, com auxílio das professoras participantes, elaboraram projetos de pesquisa e desenvolveram as ações propostas, que são apresentadas na análise dos registros no desenvolvimento. Para apresentar o resultado das pesquisas, os estudantes elegeram formas de expressão, alimentados pelas linguagens da Arte, no entrelace com a Ciências, propuseram a divulgação das informações e conhecimentos construídos para a comunidade escolar. Os estudantes participaram do Dia de Ciências e de Arte da escola com apresentações de uma peça teatral escrita por eles – Todos juntos contra a dengue –; exibiram vídeos em uma sala de cinema – Água: consciência e vida e Diga não às queimadas –; e distribuíram informativos no formato Fanzine com os temas dos projetos de pesquisas realizados. Os resultados obtidos demonstram que, na prática docente, o trabalho com projetos de pesquisa amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes, por meio da criatividade e da curiosidade favorecidas quando os estudantes se veem parte do processo de construção na busca por conhecimentos, a partir das pesquisas para questões iniciais deles, que confirmam ou refutam hipóteses e, para além das respostas, vão construindo novas questões, o que corrobora com o ciclo da pesquisa.
Abstract: This research was carried out in Piranhas-GO, with students and teachers from the 5th grade of Elementary School, at the Militarized Municipal School Gercina Teixeira, with the general objective of investigating the teaching proposal for interdisciplinary projects between Sciences and Art, on themes environmental. This is a qualitative approach research of the type of pedagogical intervention research, which sought to answer the following question: What contributions to teaching practice the work with research projects can offer in the interdisciplinarity between science and art from environmental themes? As it is a pedagogical intervention research, the students with the help of the participating teachers elaborated research projects and developed the proposed actions, which are presented in the analysis of the developmental records. To present the results of the research students chose forms of expression, fed by the languages of Art, intertwined with Science, proposed the dissemination of information and knowledge built for the school community. Students participated in the school's Science and Art Day with presentations of a play written by them - All together against dengue fever; exhibited videos in a movie theater - Water: consciousness and life and Say no to the burned; and distributed information in Fanzine format with the themes of the research projects carried out. The results show that in teaching practice, working with research projects expands students' learning possibilities, through creativity and favored curiosity when students see themselves as part of the construction process in the search for knowledge, based on research. For their initial questions, which confirm or refute hypotheses, and beyond the answers, they build new questions, which corroborates the research cycle.
Palavras-chave: Projetos de pesquisa
Research projects
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Fanzine
Fanzine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: FERNANDES, S. A. S. Projetos de Pesquisa: a prática docente entrelaçada ao ensino de Ciências e de Arte a partir de temas ambientais.. Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas. 2019. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática) - IFG: Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/479
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ Shirley Alves de Souza.pdfDissertação4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_ Shirley Alves de Souza.pdfProduto Educacional vinculado à dissertação1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.