Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/478
Tipo: Dissertação
Título: Reaproveitamento da água como ferramenta de educação ambiental no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Reuse of water as an environmental education tool in elementary school
Autor(es): Moreira, Luzedir Rodrigues
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Couto, Maria Socorro Duarte da Silva
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa foi despertar numa comunidade escolar, práticas ambientais por meio de ações sustentáveis. Para tanto, foi utilizado como ferramenta pedagógica o reaproveitamento de água proveniente dos aparelhos de ares condicionados e bebedouros, para regar as plantas e executar a limpeza de algumas áreas do Centro de Ensino em Período Integral Gercina Borges Teixeira, em Caiapônia-GO. Foram utilizadas metodologias de ensino que favoreceram a percepção de práticas vivenciadas de acordo com a realidade dos alunos, as quais são capazes de produzir reflexões e mudanças, pois viabiliza a construção de uma aprendizagem lúdica com significado real. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida segundo o método da Pesquisa-Ação, em uma abordagem histórico-crítica. As atividades realizadas foram executadas por meio da interdisciplinaridade, as quais buscaram colaborar na formação de cidadãos com pensamentos e atitudes ecologicamente sustentáveis. Os instrumentos metodológicos utilizados foram o levantamento de informações sobre a condensação da água descartada pelos aparelhos de ares condicionados, formas de utilização da água captada, filmagens e fotografias para registro dos momentos desenvolvidos durante a pesquisa. Além dessas ações, foi realizado um passeio investigativo sobre o desperdício de água na Unidade Escolar e visita ao córrego das Galinhas, que abastece a região. O tema gerou uma conferência sobre o meio ambiente e uma mesa-redonda com debates sobre o assunto. A coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, entrevistas e questionários com a intenção de analisar como os alunos e seus familiares lidam com a água e assim obter subsídios para interferir na situação. Os alunos avaliaram as ações realizadas como pertinentes e esclarecedoras e ainda reforçaram a importância de se executar outras ações ligadas à preservação da natureza em um processo permanente dentro da escola, que, segundo eles, seria uma vigília constante. Os dados revelam que, em várias residências dos alunos que possuem aparelho de ar condicionado, há desperdício de água, na maioria das vezes, não é reaproveitada. Como produto da pesquisa, foi confeccionado um folder explicativo sobre como desenvolver o sistema de armazenamento de água desses aparelhos, tendo como foco principal, a educação ambiental crítica. Espera-se que o folder oriente a replicação da ideia no reaproveitamento e que possa, além de despertar um olhar crítico sobre a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, estimular a preservação desse recurso e evitar seu desperdício.
Abstract: The main objective of this research was to awaken in a school community environmentally, practices through sustainable actions. To this end, it was used as pedagogical tool, the reuse of water from air conditioning and water cooler to water the plants and perform cleaning of some areas from the Gercina Borges Teixeira Full-time Teaching Center, in Caiapônia-GO. Were used Teaching methodologies of practices lived according to the students' reality which are capable of producing reflections and changes, because making it possible to build a playful learning with real meaning. This research is qualitative and was developed according to the Action Research method, in a critical historical approach. The activities performed were executed through interdisciplinarity, which sought to collaborate in the formation of citizens with ecologically sustainable thoughts and attitudes. The methodological instruments used were: the gathering of information about the condensation of the water discarded by the air conditioners, ways of using the captured water, filming and photographs to record the moments developed during the research and. In addition to these actions, an investigative a walk was conducted on water waste at the School Unit and a visit to the Galinhas stream, which supplies the region. The theme generated a conference on the environment and a round table with debates on the proposed subject, Data collection was performed through participant observations, interviews and questionnaires were applied in order to analyze how students and their families deal with water, to interfere in the detected situation. The students evaluated the actions taken as pertinent and enlightening and also stressed the importance of performing other actions related to nature conservation in a permanent process within the school, what according to them would be a constant vigil. The data show that, in several students' residences, there is waste of water and that where there is air conditioning this water, in most cases, is not reused. As a research product, explanatory a folder brochure on how to develop the water storage system were created. It is hoped that the brochures will guide the replication in the reuse, focusing on critical environmental education. Thus, to not only arouse a critical eye on sustainability in the use of natural resources, stimulate the preservation of this resource and avoiding its waste.
Palavras-chave: Reutilização da água
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: Moreira, Luzedir Rodrigues. Reaproveitamento da água como ferramenta de educação ambiental no ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação de Goiás. Jataí, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/478
Data do documento: 2-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Luzedir Moreira Rodrigues.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto educacional_Luzedir Rodrigues Moreira.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.