Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pires, Luciene Lima de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8395185867920119pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Luciene Lima de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8395185867920119pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516397020498351pt_BR
dc.contributor.referee3Leal, Cátia Regina Assis Almeida-
dc.creatorAlmeida, Mara Sandra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0981608344347223pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T18:21:27Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2020-04-29T18:21:27Z-
dc.date.issued2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/477-
dc.description.abstractThis paper results from a research about The High School in four rural schools in Jataí, with the goal of identify the conditions of these offers, especially the references to the teaching work in the sectors of science and mathematics. Starting from presupposition that the debate about the Rural Education in Brazil, starting from the 1990s, not yet come to schools, was investigated four schools, located in rural properties, that offers High School. Was realized a qualitative research, that developed through literature review, document research and field research. Was verified that the conditions that realizes the teaching work in sectors of science and mathematics, in High School in the investigated schools, that contribute for the "naturalization" of the reproduction of an Urban Education, as well as, turning unfeasible the involvement of the Teacher and the Rural Community, turning impossible, like this, the teaching work be thought starting from the necessity of this community. From the research results, was elaborate the proposal of an course of capacity of Teachers in sectors of Science and Mathematics, that operate in Rural High School of Jataí, with the objective of provide moments of reflection and debate about an Education turned for the interests of the rural community.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre o ensino médio ofertado em quatro escolas rurais de Jataí, com o objetivo de identificar as condições em que se dá essa oferta, principalmente no que se refere ao trabalho docente nas áreas de ciências e de matemática. Partindo do pressuposto de que o debate sobre a educação rural no Brasil, iniciado a partir da década de 1990, ainda não chegou às escolas, investigou-se quatro escolas, situadas em propriedades rurais, que ofertam ensino médio. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo que se desenvolveu por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Verificou-se que as condições em que se realiza o trabalho docente na área de ciências e de matemática, no ensino médio, ofertado nas escolas investigadas, contribuem para a “naturalização” da reprodução de uma educação urbanocêntrica, bem como inviabiliza o envolvimento do professor com a comunidade rural, impossibilitando, assim, que o trabalho docente seja pensado a partir das necessidades dessa comunidade. A partir dos resultados da pesquisa, elaboramos a proposta de um curso de capacitação de professores da área de ciências e de matemática, que atuam no ensino médio rural de Jataí, com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e debate sobre uma educação voltada para os interesses da comunidade rural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Ignacio Goncalves Bernardino (70109520190@ifg.edu.br) on 2019-11-21T15:07:06Z No. of bitstreams: 2 dissertação_Mara Sandra de Almeida.pdf: 1171201 bytes, checksum: 749cfc56fdccde4e9ad134c610c18e70 (MD5) produto_Mara Sandra de Almeida.pdf: 46527 bytes, checksum: 6c3f268b9aadec47dd42eb655505c68f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosy Cristina Oliveira Barbosa (rosy.barbosa@ifg.edu.br) on 2020-04-29T18:21:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 dissertação_Mara Sandra de Almeida.pdf: 1171201 bytes, checksum: 749cfc56fdccde4e9ad134c610c18e70 (MD5) produto_Mara Sandra de Almeida.pdf: 46527 bytes, checksum: 6c3f268b9aadec47dd42eb655505c68f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T18:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação_Mara Sandra de Almeida.pdf: 1171201 bytes, checksum: 749cfc56fdccde4e9ad134c610c18e70 (MD5) produto_Mara Sandra de Almeida.pdf: 46527 bytes, checksum: 6c3f268b9aadec47dd42eb655505c68f (MD5) Previous issue date: 2014-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação ruralpt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.subjecttrabalho docentept_BR
dc.subjectgestão e ensino de ciências e de matemáticapt_BR
dc.subjectrural educationpt_BR
dc.subjecthigh schoolpt_BR
dc.subjecttraining workpt_BR
dc.subjectmanagement and teaching of science and mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEscolas rurais e trabalho docente: a atuação em ciências e em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Mara Sandra de Almeida.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Mara Sandra de Almeida.pdf45,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.