Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/475
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma sequência de ensino investigativa sobre a evolução dos modelos atômicos: a busca pela argumentação em aulas de física |
Autor(es): | Silva, Elismar Gonçalves da |
Primeiro Orientador: | Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Marineli, Fábio |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a evolução dos modelos atômicos e investigar como as atitudes do professor fomentam a argumentação de estudantes de ensino médio, no sentido de buscar a promoção da Alfabetização Científica (AC). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de terceira série do ensino médio, de uma escola da rede pública estadual do município de Amorinópolis, estado de Goiás. A SEI foi elaborada baseando-se na sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o conceito de átomo. Os modelos atômicos estão inseridos nos tópicos de Física Moderna, propostos na matriz curricular da Secretaria de Educação do Estado de Goiás para o ensino médio. Foi feita uma revisão de literatura sobre a inserção desses tópicos na educação básica. A revisão se estendeu aos pressupostos do ensino por investigação, dos aspectos referentes à promoção da AC e à importância do professor no fomento da argumentação em aulas investigativas. As aulas da SEI implementada na turma foram gravadas em áudio e vídeo e foram aplicadas pela própria pesquisadora e autora dessa dissertação. O instrumento para a análise dos dados baseou-se no trabalho de Ferraz (2015). Com ele, foi possível identificar: nas falas da professora, os Propósitos Epistêmicos para a Promoção da Argumentação e os Tipos de Perguntas utilizadas nesse processo; e, nas falas dos estudantes, os indicadores de AC. Foi possível observar diferentes argumentos proferidos pelos estudantes, a partir das atitudes da professora. Nos argumentos, foram evidenciados alguns indicadores de AC, dentre eles: levantamento de hipótese, teste de hipótese, justificativa, organização de informações, explicação e previsão. As atividades desenvolvidas na SEI estimularam a interação entre os estudantes, contribuindo para o surgimento de situações argumentativas e permitiram que vivenciassem aspectos do fazer científico. Eles levantaram hipóteses, testaram, consideraram variáveis, emitiram conclusões, organizaram ações, relataram suas ideias, compartilharam informações entre si, respeitaram ideias contrárias e reavaliaram conclusões. A SEI, intitulada A Evolução dos Modelos Atômicos, foi o produto educacional desta pesquisa. |
Abstract: | The present essay had as objective to elaborate a Sequence of Investigative Teaching (SIT) on the evolution of the atomic models and investigate how the attitudes of the teacher foment the argumentation of high school students, in the sense of seeking the promotion of Scientific Literacy (SL). The research has a qualitative approach and was developed in a third-grade high school class from a State public school in the City of Amorinópolis, state of Goiás. The SIT was elaborated based on the students' previous knowledge about the concept of atom. The atomic models are inserted in the topics of Modern Physics, proposed in the curricular matrix of the Education Department of the State of Goiás for High School. A review of the literature on the insertion of these topics in basic education was made. The review extended to the presuppositions of research teaching, aspects related to the promotion of SL and the importance of the teacher in promoting argumentation in investigative classes. The classes of the SIT implemented in the class were recorded in audio and video and were applied by the researcher and author of this dissertation. The instrument for data analysis was based on the work of Ferraz (2015). Thereby, it was possible to identify: in the teacher's statements, the Epistemic Purposes for the Promotion of Argumentation and the Types of Questions used in this process; and in the students' speeches, the SL indicators. It was possible to observe different arguments made by the students, based on the teacher's attitudes. In the arguments, some indicators of SL were evidenced, among them: hypothesis survey, hypothesis test, justification, information organization, explanation, and prediction. The activities developed at the SIT stimulated interaction among students, contributing to the emergence of argumentative situations and allowed them to experience aspects of scientific doing. They hypothesized, tested, considered variables, issued conclusions, organized actions, reported their ideas, shared information with each other, respected opposing ideas, and re-evaluated conclusions. SIT, entitled The Evolution of Atomic Models, was the educational product of this research. |
Palavras-chave: | física sequência de ensino investigativa argumentação alfabetização científica physics sequence of investigative teaching argumentation scientific literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/475 |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Elismar Gonçalves da Silva.pdf | 5,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Elismar Gonçalves da Silva.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.