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Tipo: Dissertação
Título: Ensino desenvolvimental: um experimento didático para o estudo dos números complexos
Autor(es): Azevedo, Douglas Pereira
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Vasquez, Julio Cesar Saavedra
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Elivanete Alves de
Resumo: A presente pesquisa tem como tema central o ensino-aprendizagem dos Números Complexos. Apoiada em referenciais teóricos da Educação Matemática notamos que a dificuldade de aprendizagem Matemática está muitas vezes ligada aos métodos de ensino. A fundamentação teórica que norteou o presente estudo é pautada na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, além de outros autores como Chaiklin, Lompscher, Hedegaard entre outros que realizaram suas pesquisas em diferentes etapas de ensino, com o objetivo de pensar em um ensino que ajude os alunos a desenvolver o pensamento teórico. Buscamos, pois, responder à seguinte pergunta: “Como organizar o ensino-aprendizagem dos Números Complexos por meio do Experimento Didático Formativo de Davydov?”. Para responder tal questão, objetivamos analisar e discutir práticas e estratégias de ensino afim de propiciar aos alunos a construção do conceito de Números Complexos. Para tanto, precisamos compreender e apropriarmos das Teorias de Ensino de Vygotsky e de Davydov, afim de reconhecer o aspecto nuclear do conceito de Números Complexos como base para o seu ensino. Utilizamos como ferramenta ou recurso de aprendizagem o software GeoGebra, no intuito de propor tarefas mais dinâmicas. Neste sentido, ao longo deste trabalho discutimos também sobre as possibilidades e desafios quanto ao uso das Tecnologias de Aprendizagem para o ensino de Matemática. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi de natureza qualitativa por meio da realização do Experimento Didático Formativo numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior deste Estado. Os instrumentos de pesquisa foram observação, entrevista, filmagens, questionário, diário de bordo, fotos e tarefas realizadas dessa turma. Os resultados apontaram que a organização do ensino baseada nos pilares do Experimento Didático Formativo se consolida como uma alternativa para a superação dos métodos de ensino de Matemática que não privilegiam o desenvolvimento do aluno, sendo uma possibilidade efetiva para o ensino-aprendizagem dos Números Complexos.
Abstract: This research has as its central theme the teaching-learning of Complex Numbers. Supported by theoretical references of Mathematical Education we note that the difficulty of learning Mathematics is often linked to teaching methods. The theoretical foundation that guided this study is based on Vygotsky's Historical-Cultural Theory and Davydov's Theory of Developmental Teaching, as well as other authors such as Chaiklin, Lompscher, Hedegaard, among others who conducted their research in different stages of teaching, with the objective of thinking in a teaching that helps students to develop theoretical thinking. We therefore seek to answer the following question: “How to organize the teaching and learning of Complex Numbers through Davydov's Formative Didactic Experiment?”. To answer this question, we aim to analyze and discuss teaching practices and strategies in order to provide students with the construction of the concept of Complex Numbers. To do so, we need to understand and appropriate Vygotsky's and Davydov's Teaching Theories in order to recognize the core aspect of the concept of Complex Numbers as the basis for their teaching. We use GeoGebra software as a learning tool or resource in order to propose more dynamic tasks. In this sense, throughout this work we also discuss about the possibilities and challenges regarding the use of Learning Technologies for the teaching of Mathematics. Regarding the methodological procedures, the research was qualitative in nature through the accomplishment of the Formative Teaching Experiment in a 3rd year high school class of a public school in the interior of this State. The research instruments were observation, interview, filming, questionnaire, logbook, photos and tasks performed in this class. The results pointed out that the organization of teaching based on the pillars of the Formative Didactic Experiment is consolidated as an alternative for overcoming mathematical teaching methods that do not favor student development, being an effective possibility for teaching and learning Complex Numbers.
Palavras-chave: teoria histórico-cultural
ensino desenvolvimental
ensino-aprendizagem de matemática
historical-cultural theory
developmental teaching
mathematics teaching-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/473
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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