Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/470
Tipo: Dissertação
Título: O teatro como um recurso metodológico no ensino de física: o estudo da termodinâmica em peças teatrais
Autor(es): Silva, Luciana Cândido e
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee3: Toti, Frederico Augusto
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Paulo Henrique de
Resumo: Esta pesquisa qualitativa buscou verificar se a criação e apresentação de peças teatrais são capazes de fazer o aluno superar os obstáculos epistemológicos construídos em seu cotidiano. Para alcançar este objetivo foi proposto em uma turma de terceiro ano do ensino médio numa escola pública de tempo integral, a criação e a apresentação de peças teatrais utilizando conceitos referentes à termodinâmica. Para fundamentar a análise dos dados obtidos, utilizou-se as teorias de Bachelard, principalmente as de obstáculos epistemológicos na busca de responder a seguinte questão: será possível romper obstáculos epistemológicos referentes à termodinâmica a partir da integração entre Arte e Ciência, em especial com a criação e apresentação de peças teatrais? As análises revelaram a presença de obstáculos epistemológicos que não foram superados apenas com a criação e apresentação das peças teatrais, mas percebeu-se avanços no aprendizado dos alunos, principalmente pela motivação e satisfação em aprender Física causada pela preparação e apresentação das peças. O trabalho revelou que o teatro por si só, não constituiu um instrumento para a superação dos obstáculos epistemológicos, porém contribuiu para verdadeiros avanços na busca pelo conhecimento. A partir dessa análise, verificou-se que o teatro, é uma excelente ferramenta de motivação e trabalho em grupo, mas para que ocorra a superação de obstáculos epistemológicos é necessário que se disponha de atividades integradas a ele que possibilite a pesquisa por parte dos alunos. Assim, o teatro deve passar a ser mais um instrumento utilizado pelos professores em seu cotidiano na busca pela construção do conhecimento com seus alunos.
Abstract: This qualitative research aimed to verify if the creation and presentation of plays are able to make the student overcome the epistemological obstacles built in his daily life. To achieve this goal it was proposed in a third year high school class in a full time public school, the creation and presentation of plays using concepts related to thermodynamics. To support the analysis of the obtained data, Bachelard's theories were used, mainly those of epistemological obstacles in the search to answer the following question: will it be possible to break epistemological obstacles related to thermodynamics through the integration between Art and Science, especially with creation and presentation of plays? The analysis revealed the presence of epistemological obstacles that were not only overcome with the creation and presentation of the plays, but we noticed advances in the students' learning, mainly due to the motivation and satisfaction in learning Physics caused by the preparation and presentation of the plays. The work revealed that theater alone was not an instrument for overcoming epistemological obstacles, but contributed to real advances in the search for knowledge. From this analysis, it was found that the theater is an excellent tool for motivation and group work, but in order to overcome epistemological obstacles, it is necessary to have integrated activities that allow students to research. . Thus, theater should become another instrument used by teachers in their daily lives in the search for knowledge construction with their students.
Palavras-chave: peças teatrais
termodinâmica
obstáculos epistemológicos
conhecimento científico
plays
thermodynamics
epistemological obstacles
scientific knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/470
Data do documento: Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissetau00E7u00E3o Luciana Cu00E2ndido e Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto LucianaCândido.pdf482,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.