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Tipo: Dissertação
Título: O software geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental
Autor(es): Melo, Tattiana Fernandes de Oliveira
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee4: Zanatta, Beatriz Aparecida
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com os alunos do 1º ano do curso técnico em Edificações, integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí e teve como objetivos a elaboração e análise de atividades utilizando o software Geogebra, envolvendo a formação do conceito de polígonos semelhantes, a fim de responder a questão “Como a mediação pedagógica baseada na utilização do software Geogebra e na teoria histórico-cultural pode contribuir para o processo de formação do conceito de polígonos semelhantes em alunos do 1º ano do Ensino Médio?”. A ideia central do trabalho foi a preparação de atividades a serem desenvolvidas com base em uma mediação pedagógica pautada no uso da informática, mais especificadamente do software Geogebra, como recurso auxiliar, e nos princípios da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental para a criação de um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem, no qual o aluno tem a oportunidade de se tornar corresponsável pelo processo de construção do próprio conhecimento. A aplicação de cada uma das atividades aconteceu em duas etapas: primeiro, os alunos tiveram a oportunidade de explorar, ou realizar, as construções geométricas, identificar suas características, fazer observações, pensar e responder os questionamentos da atividade; e, em seguida, participaram de um momento de socialização das observações realizadas, dividindo com os colegas as conclusões a que chegaram após o contato com a atividade. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e, de acordo com o processo de coleta de dados, ainda pode ser classificada como bibliográfica e de campo. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica para elaboração de nosso referencial teórico, bem como para uma reflexão sobre a importância de integrar o ensino de geometria às tecnologias de informação e comunicação e as implicações de um trabalho docente pautado na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental para o processo de formação de conceitos matemáticos auxiliado por atividades do Geogebra. Logo após, passamos a fase de pesquisa de campo, quando fomos para a sala de aula aplicar as atividades elaboradas para a coleta de dados. Analisando os resultados obtidos percebemos que: os alunos conseguiram desenvolver as atividades propostas e iniciar o processo de construção do conceito de polígonos semelhantes; os alunos não apresentaram dificuldades em utilizar o computador, apenas alguns demonstraram dúvidas em relação ao software Geogebra, como a identificação de algumas de suas ferramentas; os alunos formaram, espontaneamente, pequenos grupos para a realização das atividades; as atividades não garantiram por si só que o conceito fosse construído, sendo o processo de socialização das observações tão importante quanto o processo de realização da atividade no computador. Assim, constatamos que o software Geogebra representa um uma importante ferramenta auxiliar ao professor que pretende desenvolver uma ação pedagógica voltada para a interação, para o diálogo, para o dinamismo, para a possibilidade de simulação, para a visualização, com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem de matemática, bem como para a formação de conceitos algébricos ou geométricos. O produto desenvolvido durante a pós-graduação foi um site destinado aos professores que desejam conhecer a pesquisa desenvolvida e utilizá-la como inspiração para trabalhar com a formação de conceitos e com a mediação pedagógica pautada em atividades do software Geogebra e nas teorias histórico-cultural e do ensino desenvolvimental.
Abstract: This research was carried out with the students of the 1st year of the technical course in Buildings, integrated to the High School, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, Câmpus Jataí and aimed to elaborate and analyze activities using Geogebra software. , involving the formation of the concept of similar polygons, in order to answer the question “How can pedagogical mediation based on the use of Geogebra software and the historical-cultural theory contribute to the process of formation of the concept of similar polygons in 1st year students? from highschool?". The main idea of ​​the work was the preparation of activities to be developed based on a pedagogical mediation based on the use of informatics, more specifically Geogebra software, as an auxiliary resource, and on the principles of historical-cultural theory and developmental teaching for the creation. of a dynamic and interactive learning environment, in which the student has the opportunity to become co-responsible for the process of building their own knowledge. The application of each of the activities took place in two stages: first, the students had the opportunity to explore or perform the geometric constructions, identify their characteristics, make observations, think and answer the questions of the activity; and then participated in a moment of socialization of the observations made, sharing with the colleagues the conclusions reached after contact with the activity. The research is characterized as qualitative and, according to the data collection process, can still be classified as bibliographic and field. Initially, we conducted a bibliographic research to elaborate our theoretical framework, as well as a reflection on the importance of integrating the teaching of geometry with information and communication technologies and the implications of a teaching work based on the historical-cultural theory and the theory of developmental teaching for the process of formation of mathematical concepts aided by Geogebra activities. Soon after, we went through the field research phase, when we went to the classroom to apply the elaborate activities for data collection. Analyzing the results, we noticed that: the students were able to develop the proposed activities and start the process of constructing the concept of similar polygons; The students did not have difficulties using the computer, only some showed doubts regarding Geogebra software, such as the identification of some of its tools; students spontaneously formed small groups to carry out the activities; The activities themselves did not guarantee that the concept was constructed, and the process of observation socialization was as important as the process of performing the activity on the computer. Thus, we find that Geogebra software represents an important auxiliary tool for teachers who want to develop a pedagogical action focused on interaction, dialogue, dynamism, the possibility of simulation, visualization, with the aim of promoting teaching and learning of mathematics, as well as for the formation of algebraic or geometric concepts. The product developed during the postgraduate course was a site for teachers who want to know the research developed and use it as inspiration to work with the formation of concepts and pedagogical mediation based on Geogebra software activities and historical-cultural theories. and developmental teaching.
Palavras-chave: geogebra
formação de conceitos
teoria histórico-cultural
ensino desenvolvimental
polígonos semelhantes
concept formation
historical-cultural theory
developmental teaching
similar polygons
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/469
Data do documento: 7-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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